Candidato à reeleição para Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) garantiu que o Brasil teve atuação de destaque no enfrentamento à pandemia de Covid-19, embora tenha registrado mais de 680 mil mortes pela doença.
As declarações foram dadas durante sabatina à TV Globo, no Jornal Nacional. Bolsonaro manteve a posição de ataque às medidas de restrição impostas para frear o avanço da Covid-19.
Segundo Bolsonaro, “mais pessoas se infectaram com Covid-19 em casa do que nas ruas”, disse sem apresentar dados para tal afirmação. O presidente também afirmou que as medidas restritivas penalizaram a economia.
Sobre as vacinas contra a Covid-19, Bolsonaro garantiu ter feito o que estava a seu alcance para comparar os imunizantes.
Questionado sobre a demora para firmar acordo com a farmacêutica norte-americana Pfizer, o candidato disse que a empresa não havia se “responsabilizado por efeitos colaterais”, e que por isso não fechou contrato.
À época, Bolsonaro chegou a dizer: “Se você virar um jacaré, é problema seu”. Questionado sobre a afirmação, o candidato afirmou que foi “figura de linguagem”.