Dois são de Minas

Brasileiros elegem cinco indígenas para a Câmara dos Deputados

Agência Câmara de Notícias
03/10/2022 às 19:03.
Atualizado em 03/10/2022 às 19:08
Futura deputada federal Sônia Guajajara (centro) ao lado da atual parlamentar Joenia Wapichana (direita) (Pablo Valadares / Câmara dos Deputados / Divulgação)

Futura deputada federal Sônia Guajajara (centro) ao lado da atual parlamentar Joenia Wapichana (direita) (Pablo Valadares / Câmara dos Deputados / Divulgação)

Nas eleições desse domingo (2), foram eleitos cinco indígenas entre os 513 deputados federais que vão compor a Câmara dos Deputados a partir de 2023.

Entre eles, Sônia Guajajara, que foi eleita pelo Psol de São Paulo e recebeu 156.966 votos. Guajajara é formada em Letras e Enfermagem e é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil. Foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Guilherme Boulos em 2018.

Já a professora ativista indígena Célia Xakriabá foi eleita pelo Psol de Minas Gerais com 101.154 dos votos. Sua pauta é a defesa dos territórios indígenas e de ações que atenuem as mudanças climáticas. Foi da primeira turma de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013.

A atual deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), a primeira mulher indígena eleita para a Câmara, não conseguiu a reeleição.

Veja a lista dos inídgenas eleitos nesse domingo:

  • Célia Xakriabá (Psol-MG)
  • Juliana Cardoso (PT-SP)
  • Paulo Guedes(PT-MG)
  • Silvia Waiãpi (PL-AP)
  • Sônia Guajajara (Psol-SP)

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por