
A primeira pesquisa de intenções de voto realizada após a sabatina do Jornal Nacional com os presidenciáveis, traz mudanças sutis no cenário eleitoral. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscila dois pontos percentuais, enquanto o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), fica estável, quando comparado com a pesquisa do último dia 22. Já candidato do PDT, Ciro Gomes, cresce acima da margem de erro.
O levantamento do banco BTG Pactual, realizado pelo Instituto FSB, mostra que Lula tem 43% das intenções de votos, caindo dois pontos percentuais em relação à última pesquisa. Em segundo lugar, Bolsonaro aparece com os mesmos 36% da última vez. Ciro saiu de 6% para 9%.
Simone Tebet (MDB) tem 4%. Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal - que teve a candidatura retirada pelo PROS - ficaram com 1% cada. Os outros candidatos à presidência da República não pontuaram.
Confira as intenções de votos de cada candidato, segundo a pesquisa BTG Pactual/FSB:
- Lula (PT): 43%
- Jair Bolsonaro (PL): 36%
- Ciro Gomes (PDT): 9%
- Simone Tebet (MDB): 4%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Pablo Marçal (Pros): 1%
- Felipe d’Ávila (Novo): 0%
- Leonardo Péricles (UP): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Soraya Thronicke (União): 0%
- Roberto Jefferson (PTB): 0%
- Eymael (DC): 0%
Segundo turno
Em todos os possíveis cenários de 2º turno levantados pela pesquisa envolvendo Lula, o petista ganharia. Contra Jair Bolsonaro, Lula aparece com 52%, contra 39% do presidente. Já em possível confronto contra Ciro, o candidato do PT tem 47%, e o pedetista, 32%. Já em possível 2º turno com a candidata do MDB, Lula aparece com 51% e Tebet, 30%.
No cenário onde estão Ciro Gomes e Bolsonaro no segundo turno, o candidato do PDT tem 49% das intenções de votos e o atual presidente, 41%. No último cenário, Simone Tebet aparece na frente de Jair Bolsonaro, 44% contra 42%.
A pesquisa, realizada entre 26 e 28 de agosto, ouviu 2 mil eleitores por telefone e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08934/2022. O índice de confiança é de 95%.
Leia mais: