Eleições 2022

Candidatura de Romeu Zema ao governo de Minas ainda não consta na Justiça Eleitoral

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
14/08/2022 às 14:00.
Atualizado em 14/08/2022 às 14:20

O nome do governador Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição e líder das pesquisas de intenção de votos, ainda não consta entre os inscritos no sistema do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo se encerra nesta segunda-feira (15), às 8h, para as candidaturas apresentadas pela internet, e às 19h, para as que forem realizadas com entrega de documentação diretamente na Justiça Eleitoral. Depois disso, só podem ser feitas substituições entre os já inscritos.

Além de Romeu Zema (Novo), outros dois candidatos previamente anunciados ao governo do Estado ainda não foram inscritos: Cabo Paulo Tristão (PMB) e Lourdes Francisco (PCO).

Já constam no sistema do TRE-MG sete candidatos a governador: Carlos Viana (PL); Alexandre Kalil (PSD); Indira Xavier(UP); Lorene Figueiredo (Psol); Marcus Pestana (PSDB); Renata Regina (PCB); e Vanessa Portugal PSTU).

Considerando todas os registros, Minas Gerais tem 2431 candidaturas registradas. São 1374 candidatos a deputado estadual e outros 1057 a deputado federal, segundo dados no sistema na tarde desse domingo (14).

Cada partido poderá apresentar apenas uma candidatura a presidente e vice, uma para governador e vice, e uma para senador.

Para as vagas de deputados federais e estaduais, cada sigla pode indicar o número relativo a todas as cadeiras a serem ocupadas, adicionando mais um candidato. Em Minas Gerais isso corresponde a 78 candidaturas para deputado estadual e 54 para federal.

Vale lembrar que a legislação eleitoral prevê que, no mínimo, 30% dessas candidaturas deverão ser preenchidas por mulheres.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por