Carlos Viana se sentou no lugar onde, anteriormente, era ocupado por trocadores de ônibus (Rafael Andrade)
Senador licenciado e candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Carlos Viana (Podemos) andou de Move e conversou com usuários do transporte coletivo nesta quarta-feira (4). Ele ficou no lugar destinado aos trocadores e prometeu retornar com a função nos ônibus da capital.
"Hoje, muitos atrasos ocorrem porque o motorista, além de dar troco, precisa operar os elevadores para pessoas com deficiência. Isso não pode continuar assim. Vamos trazer de volta os trocadores, que serão responsáveis por testar os elevadores. Se o equipamento não funcionar, a pessoa com deficiência poderá reportar o problema à prefeitura, e a guarda municipal irá multar a empresa responsável," prometeu Viana.
O candidato esteve acompanhado da vice na chapa, Renata Rosa, que é cadeirante. A dupla pegou o Move na Estação da Pampulha e desceu na rua Goiás, na região central.
Durante a viagem, Viana relatou falta de ar-condicionado, de cinto de segurança para cadeirantes e as dificuldades que a vice passou para subir e descer do transporte público.
"Quando chegamos aqui no Centro, o motorista teve que parar o veículo para auxiliar a Renata a descer do ônibus, se tivesse um trocador, isso não seria necessário. Motorista não pode parar no meio da rua e fazer o trânsito parar e deixar as pessoas esperando," afirmou.
Viana também sugeriu a ampliação do uso de vans e mais ônibus suplementares para melhorar a mobilidade nos bairros de Belo Horizonte.
"Precisamos repensar a cidade para as pessoas com deficiência e garantir que todos tenham acesso a um transporte digno e de qualidade," concluiu o candidato do Podemos.
Leia mais:
‘Muito ruim’: névoa seca e cheiro de fumaça fazem qualidade do ar despencar em BH
Mais de 20 bairros das regiões Norte e Noroeste de BH podem ficar sem água nesta quarta
1º pedágio sem cancela de Minas registra inadimplência de 4% em 90 dias de operação