Congresso Mineiro de Vereadores promove capacitação, integração e debate sobre desafios da gestão
Encontro reúne vereadores, assessores e servidores de Câmaras Municipais de todas as regiões de Minas
O 11º Congresso Mineiro de Vereadores reúne gestores públicos de Câmaras Municipais de diversas regiões de Minas Gerais para promover um dia de capacitação, integração e debate sobre os principais desafios e oportunidades da gestão pública municipal. O evento, realizado nesta terça-feira (11) no Expominas, em Belo Horizonte, é marcado por palestras, posse de diretorias da Associação Mineira de Municípios (AMM) e diálogo entre as cidades.
“Os vereadores são a base da democracia, porque são aqueles mais próximos da população e são quem está mais próximo de quem paga a conta, que é a população dos municípios. Eles constroem soluções conjuntas com a prefeitura, fiscalizam e legislam. Portanto, a AMM cumpre o seu dever quando se aproxima também dos vereadores, assim como já faz com os prefeitos”, disse o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (sem partido).
Segundo o presidente, prefeitos e vereadores precisam estar unidos para “construir mais” pela população. Falcão espera que o congresso seja um “novo capítulo” onde os municípios são ouvidos e incluídos nas decisões públicas.
“As decisões não podem ser tomadas só na bolha de Belo Horizonte, no âmbito de palácio, de governo. Tem que ouvir os vereadores, eles têm que participar das decisões, assim como os prefeitos. Que hoje a gente inicie aqui um novo momento, onde os municípios e vereadores são ouvidos e tomam as decisões em conjunto com o governo do Estado e com o governo federal”, disse.
A programação conta ainda com discussões sobre o papel do Legislativo na transformação das políticas públicas; inovação e tecnologia na rotina das Câmaras, incluindo o uso de inteligência artificial; desenvolvimento econômico local, em parceria com o Sebrae Minas, e comunicação e redes sociais na atuação parlamentar.
O congresso também marca a posse da nova Diretoria Temática da Associação Mineira de Municípios (AMM), que representa as principais áreas da gestão pública municipal — como Saúde, Educação, Cultura, Turismo e Mobilidade Urbana. Os novos diretores são prefeitos de diferentes regiões de Minas. Segundo a AMM, os gestores deverão articular pautas setoriais e fortalecer o diálogo com os municípios.
Confira a programação completa do Congresso Mineiro de Vereadores neste link.
Leia mais:
