Secult

Conheça Bárbara Botega, a nova secretária de Cultura e Turismo de Minas empossada por Zema

Ela assume o cargo no lugar de Leônidas de Oliveira, que comandou a Secult nos últimos cinco anos

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 17/09/2025 às 13:20.
Bárbara Botega foi empossada pelo governador Romeu Zema nesta quarta-feira (Gil Leonardi/Imprensa MG)
Bárbara Botega foi empossada pelo governador Romeu Zema nesta quarta-feira (Gil Leonardi/Imprensa MG)

Bárbara Botega foi empossada pelo governador Romeu Zema como secretária de Estado de Cultura e Turismo (Secult) nesta quarta-feira (17), na Cidade Administrativa, na região Norte de Belo Horizonte. A nova gestora da pasta está no governo de Minas Gerais desde 2021, onde ocupou cargos nas secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Comunicação (Secom). Em ambas, atuou no desenvolvimento de ações para promover a cultura e o turismo no estado.

Ela assume o cargo no lugar de Leônidas de Oliveira, que comandou a Secult nos últimos cinco anos. O governador Romeu Zema desejou sucesso à nova secretária. “A Bárbara tem todas as prerrogativas para fazer um ótimo trabalho. De certa maneira, ela já acompanhava o trabalho que o ex-secretário Leônidas desenvolvia e, com certeza, vai dar andamento a todos os projetos que já estavam planejados e ainda trazer novas ideias”, afirmou Zema.

Bárbara Botega destacou o trabalho realizado por seu antecessor e a importância da continuidade. “Suceder o Leônidas é um desafio gigante. Eu já vinha trabalhando com a Secult em certos temas há algum tempo, e toda a minha trajetória no estado acabou me levando para isso. Fiquei muito feliz com a confiança do governador e do vice-governador nessa escolha. É um trabalho de continuidade”, comentou a nova secretária.

Trajetória no Executivo Estadual

Em 2021, Bárbara Botega foi nomeada superintendente de atração de investimentos e estímulo à exportação na Sede, onde trabalhou na promoção do estado com parceiros nacionais e internacionais.

Ela também cuidou da assessoria estratégica para atração de investimentos em turismo, sendo responsável por captar mais de R$ 2 bilhões. Durante esse período, manteve uma relação contínua e bem-sucedida com o setor do turismo.

Na Secom, Bárbara deu prosseguimento a uma parceria com a Secult e setores vinculados, promovendo Minas Gerais, inclusive por meio de ações de comunicação que trouxeram visibilidade e retorno ao estado. Entre suas realizações, está a articulação para a cooperação com outras esferas de governo para a retomada do Carnaval em Minas Gerais, após os anos de pandemia.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por