Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3191-5929

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3191-5929

Descontos indevidos

CPMI do INSS: convocações de Zema, Vorcaro, Messias e Leila Pereira serão votadas nesta quinta-feira

Governador de Minas está na lista de autoridades chamadas a prestar esclarecimentos sobre fraudes em benefícios previdenciários

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/12/2025 às 16:52.Atualizado em 02/12/2025 às 18:29.

Presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, o senador mineiro Carlos Viana (Podemos) informou que será votada nesta quinta-feira (4), em Brasília, a convocação do governador Romeu Zema (Novo). A comissão investiga fraudes em benefícios de aposentados e pensionistas.

Também estão na pauta as convocações do advogado-geral da União, Jorge Messias; da presidente do Palmeiras, Leila Pereira; e do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro. 

A participação de Zema na CPMI foi requerida pelo deputado Rogério Correia (PT). Ele citou uma empresa da família do governador que oferece empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, com descontos diretos na folha de pagamento.

Já Messias, segundo parlamentares, teria sido avisado sobre o esquema fraudulento no INSS e ignorou os alertas oficiais. No caso de Daniel Vorcaro, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) justificou que o Banco Master está entre as entidades com maior número de reclamações relativas a direitos do consumidor.

Com relação à presidente do Palmeiras e do Banco Crefisa, Leila Pereira, o pedido foi feito pelo deputado Alfredo Gaspar. Segundo ele, a Crefisa assumiu a responsabilidade pela maior parte da folha de pagamento de novos benefícios previdenciários. 

Instalada em agosto de 2025, a CPMI tem funcionamento previsto até março de 2026 e reúne 32 parlamentares. A comissão busca identificar falhas e responsabilidades pelo rombo que teria permitido que descontos indevidos de aposentados e pensionistas fossem mantidos.

O Hoje em Dia entrou em contato com a assessoria de Romeu Zema para verificar se o governador irá se manifestar e aguarda retorno.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por