Coisas da política

Deputado protocola primeiro pedido de impeachment contra Lula por dizer que Dilma sofreu um golpe

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
26/01/2023 às 15:34.
Atualizado em 26/01/2023 às 16:26
 (Redes sociais)

(Redes sociais)

Um deputado bolsonarista do Rio Grande do Sul, Ubiratan Sanderson (PL), protocolou nesta quinta-feira (26) o primeiro pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) por causa de uma fala afirmando que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi vítima de um golpe. Segundo o deputado, a fala seria um desrespeito ao poder Legislativo, que conduziu o processo contra a ex-presidente.

“Ao afirmar em discurso oficial e público, como presidente em pleno exercício, que o impeachment de Dilma Rousseff foi um “golpe de Estado” Lula atenta contra os Poderes e contra a Constituição Federal, situação que por si só impõe a abertura de impeachment”, afirmou.

Desde o dia 1º de janeiro, quando Lula tomou posse, o deputado já acionou o Ministério Público contra o presidente por improbidade administrativa, e também protocolou denúncia contra o ministro da Justiça, Flávio Dino, por causa das invasões de bolsonaristas ao Congresso Nacional.

Ele também criticou a prisão do ex-ministro bolsonarista Anderson Torres e defendeu que, para prisão de manifestantes, era necessário provar individualmente os atos cometidos por cada um.

Para que o pedido de impeachment avance, ele precisa ser avaliado pelo presidente da Câmara, em decisão individual. O atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP), tentará a reeleição na próxima quarta-feira (1º), quando tomam posse os novos deputados.

Apesar de ter chegado ao cargo com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deve ser reeleito com os votos dos deputados petistas e as bênçãos de Lula. Só depois dessa data é que qualquer pedido deve ser analisado.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por