#respeitaobrasil

Deu o que falar: repercussão da taxação de Trump encabeçou ranking de citações no Twitter

Na rede, discurso de apoiadores do governo pela soberania popular se sobrepôs à narrativas que atribuem a Lula a responsabilidade pela tensão na relação com os EUA

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/07/2025 às 19:10.Atualizado em 10/07/2025 às 19:19.

A decisão do governo Donald Trump de sobretaxar em 50% as exportações brasileiras para os Estados Unidos e a resposta do presidente Lula sobre soberania nacional e reciprocidade econômica acumularam mais de 240 milhões de impressões e 9,1 milhões de curtidas no X nesta quinta-feira (10). 

Levantamento da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados mostra Trump na 1ª colocação dos Trending Topics Brasil, seguido pelo termo "Respeita o Brasil", usado por apoiadores do governo que defendem a resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à tentativa de interferência na soberania nacional por parte de Trump. 

“O volume de menções é muito maior do que em dias normais, indicando que a decisão de Trump de taxar a economia brasileira em 50% mobilizou um sentimento nacionalista nas redes sociais, que em sua maioria saiu em defesa do Brasil e, por tabela, do governo brasileiro”, analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. “No X, as hashtags em defesa do Brasil são muito mais mencionadas do que aquelas críticas ao governo brasileiro”, reforça.

Google Trends reflete mais preocupação com economia

O levantamento da Nexus mostra também que o nome de Eduardo Bolsonaro é o 3º colocado, citado mais de 693 mil vezes. Já a expressão "Chega de Ditadura" figura em 4º lugar, com cerca de 973 mil menções. O termo é utilizado majoritariamente por críticos da gestão Lula, que atribuem ao presidente do Brasil a instabilidade na relação com os Estados Unidos. 

A ordem dos Trending Topics respeita uma série de variáveis, além do número de citações ao termo, como o fator novidade — o quão recente é o tópico. Nas primeiras posições do ranking brasileiro da rede aparecem ainda os termos "Bolsonaro Preso" (5ª), Lula (6ª), Traidor (7ª), Agro (8ª), Estadão (10ª), Estados Unidos (11ª)  e "Custo bolsonaro” (13º) - todos relacionados relacionados à tarifação imposta pelos EUA. 

No Google Trends, a preocupação com a economia ganha maior exposição: o termo "dolar hoje" ocupa a 1ª posição das buscas no Brasil nas últimas 24 horas (até a manhã desta quinta-feira), superando 500 mil pesquisas. 

Leia também:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por