Dilma inaugura Casa Brasil em Londres e se reúne com Blatter

AFP
26/07/2012 às 20:30.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:52
 (ROBERTO STUCKERT FILHO/PR)

(ROBERTO STUCKERT FILHO/PR)

LONDRES - A presidente Dilma Rousseff inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (26) a Casa Brasil em Londres, que será a representação oficial dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, no segundo dia de sua visita à capital britânica, durante o qual se reuniu com o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

A cerimônia de inauguração da Casa Brasil, situada em um palacete neoclássico de Somerset House, diante do rio Tâmisa, teve a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.

A Casa Brasil é um espaço criado pelo Comitê Organizador Rio-2016 para mostrar aos londrinos e aos turistas a cultura, música, culinária e o projeto olímpico do país.

O espaço traz uma exposição de arte contemporânea que Dilma qualificou de "encantadora".

Antes das Olimpíadas de 2016, o Brasil organizará a Copa do Mundo de 2014, o que levou Dilma a se reunir durante várias horas nesta quinta-feira com o presidente da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), Joseph Blatter. "O presidente da Fifa revelou à Dilma suas impressões sobre o andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014, que foram as melhores possíveis", revelou o ministro brasileiro dos Esportes, Aldo Rebelo, que também participou da reunião.

Blatter disse no Twitter que as duas partes "expressaram sua confiança mútua durante a reunião". "Juntos organizaremos (...) uma Copa do Mundo de 2014 excepcional".

Dilma visitou esta manhã o Centro Internacional de Rádio e Televisão do parque olímpico de Stratford, que abrigará a maior parte das provas dos Jogos de Londres.

A presidente também inaugurou a nova sede da embaixada do Brasil em Londres, situada na zona da Praça Trafalgar, em uma cerimônia que contou com a presença do secretário britânico de Relações Exteriores para a América Latina, Jeremy Browne, curiosamente quase no mesmo momento em que a tocha olímpica passava pela região.

Nesta sexta-feira, Dilma visitará o centro esportivo montado pelo Brasil em Crystal Palace, no sul da capital, e almoçará com alguns atletas.

Em seguida, Dilma participará da cerimônia oferecida no Palácio de Buckingham pela rainha Elizabeth II aos chefes de Estado presentes em Londres.

A delegação brasileira, composta por mais de 250 atletas, será uma das primeiras a entrar no estádio, tendo como porta-bandeira o cavaleiro Rodrigo Pessoa, ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, há oito anos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por