Eleições 2022

Disputa eleitoral em Minas pode sofrer alteração até 12 de setembro; entenda

Da Redação
16/08/2022 às 15:26.
Atualizado em 16/08/2022 às 15:33
 (José Cruz/Agência Brasil)

(José Cruz/Agência Brasil)

Minas Gerais tem 2,5 mil candidatos registrados para participar das Eleições 2022, segundo balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). No entanto, esse número pode mudar até 12 de setembro, data limite para o tribunal analisar os nomes e condições de todos os inscritos no processo eleitoral.

Serão verificados o cumprimento dos requisitos de elegibilidade e se há alguma causa de inelegibilidade. Esse julgamento dos pedidos deve ser concluído até 12 de setembro, 20 dias antes da realização do primeiro turno, que está marcado para 2 de outubro.

O prazo é o mesmo para pedir a substituição de candidatas e candidatos nas chapas majoritárias e proporcionais. A substituição será possível em caso de renúncia, indeferimento, cancelamento, cassação do registro ou falecimento do titular.

No caso de falecimento, a mudança poderá ser feita após o dia 12 de setembro. Vale ressaltar que todos os pedidos de substituição devem ser apresentados até dez dias após o fato ou decisão judicial que a originou.

Os partidos e federações que não tiverem registrado o número total de candidaturas permitidas aos cargos de deputado federal (54) e estadual (78), poderão indicar candidatas e candidatos, em vagas remanescentes, até 2 de setembro.

Registro
O registro das candidaturas terminou na noite de segunda-feira (15). Em Minas Gerais foram entregues 2.500 pedidos de registro para disputar as 53 vagas para deputado federal, 77 para deputado estadual, uma para senador e uma para governador.

O número é 5,1% maior que nas últimas eleições gerais, em 2018, quando houve 2.374 candidaturas. E ainda pode mudar, segundo o TRE-MG, em razão de alterações nas chapas majoritárias e proporcionais, dentro dos prazos permitidos pela legislação.


Confira a quantidade de candidatas e candidatos por cargo:
- Deputado federal: 1.071
- Deputado estadual: 1.382
- Senador: 9 (com 2 suplentes cada)
- Governador: 10 (com 1 vice cada)

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por