Donald Trump confirma morte do líder conservador Charlie Kirk, aos 31 anos
Aliado político de Trump, Kirk palestrava em um evento na Universidade do Vale de Utah, nos Estados Unidos, quando foi baleado no pescoço

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a morte do líder conservador Charlie Kirk, de 31 anos. A informação foi divulgada pela rede social Truth na tarde desta quarta-feira (10). Aliado político de Trump, Kirk palestrava em um evento na Universidade do Vale de Utah, nos Estados Unidos, quando foi baleado no pescoço.
Segundo informações divulgadas pela rede BBC, Spencer Cox, governador de Utah - estado onde ocorreu o atentado - conversou com Trump sobre o caso. "Trabalhando com o FBI e as autoridades policiais de Utah, levaremos à justiça o indivíduo responsável por esta tragédia", afirmou.
Quem foi Charlie Kirk
Fiel apoiador de Donald Trump, Charlie Kirk era um líder com grande influência entre os jovens nos Estados Unidos. O ativista consolidou um amplo público por meio do uso das mídias sociais e da produção de podcasts.
Kirk foi um dos fundadores da organização Turning Point USA (TPUSA), que defende políticas conservadoras em escolas secundárias, faculdades e universidades. Segundo informações divulgadas pela BBC, em 2024 a TPUSA foi responsável por “injetar dinheiro e pessoas em estados indecisos” durante as eleições presidenciais nos EUA.
A família tinha papel central na vida política de Kirk, que era evangélico e deixa a esposa e dois filhos.
*Estagiária, sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais