Festa da democracia

Eleições em Minas para presidente da República começam às 8h e vão até às 17h

Da Redação
lamaral@hojeemdia.com.br
30/10/2022 às 07:32.
Atualizado em 30/10/2022 às 09:00
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Neste domingo (30), os brasileiros vão saber quem será o 39º presidente do país. Em Minas, 16.290.870 eleitoras e eleitores mineiros voltam às urnas, a partir das 8h, para decidir o futuro da história do país.

Segundo maior colégio eleitoral do Brasil, o estado deve ser o “fiel da balança” que pode ajudar a definir se o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) vai se reeleger ou se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá voltar ao Palácio do Planalto, em uma disputa apertada, já que as últimas pesquisas divulgadas apontam empate técnico entre os dois adversários.

A votação no 2º turno das Eleições 2022 em Minas será apenas para presidente da República, e acontecerá das 8h às 17h (seguindo o horário de Brasília).

Mesmo sendo apenas um cargo, a Justiça Eleitoral orienta os eleitores a levarem uma colinha com o número do candidato anotado, para não se confundirem na hora de digitá-lo na urna eletrônica e para dar mais agilidade à votação e evitar as filas enormes que deixaram eleitores esperando por até quatro horas em algumas seções eleitorais. 

Quem pode votar
Todas as pessoas com inscrição eleitoral regular, ou seja, que não estão com título de eleitor cancelado ou suspenso, podem votar no 2º turno, mesmo que não tenham comparecido às urnas no 1º turno e ainda não tenham justificado essa ausência.

Quem não votou no 1º turno e não sabe se o título está regular pode conferir a situação eleitoral nos seguintes canais:

site do TRE-MG;
aplicativo e-Título;
Disque-Eleitor: 148 ou (31) 2116-3600;
chatbot do TSE: http://wa.me/556196371078.
Neste link é possível saber quais os locais de votação. Identificação e fluxo de votação.

O que levar
Todo eleitor deve levar um documento com foto para apresentar ao mesário quando entrar na seção eleitoral. São aceitos carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho e carteiras de entidades profissionais reconhecidas por lei, como OAB e Conselho Regional de Medicina.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por