Prefeitos divididos

Eleição da AMM pode parar na Justiça

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
30/03/2022 às 20:28.
Atualizado em 30/03/2022 às 21:14
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

As eleições para escolha da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), marcadas inicialmente para ocorrer nesta sexta-feira (1º), tomaram rumo incerto com a judicialização da disputa.

O autor da ação é o prefeito de Machado, no Sul de Minas, Maycon Willian da Silva (PSB), candidato a presidente pela chapa “Renovação Democrática”, cujo registro foi indeferido pela comissão eleitoral da AMM.

Com isso, apenas uma chapa é considerada elegível pela associação, a “Unidos pelo Municipalismo”, presidida pelo prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius da Silva Bizarro (PSDB). O tucano tem o apoio do atual presidente da AMM, o ex-prefeito de Moema, Julvan Lacerda (MDB).

A ação movida pelo prefeito de Machado aponta irregularidades no veto à inscrição da chapa "Renovação Democrática”. Entre elas, o fato de a comissão eleitoral responsável pela impugnação ser formada por funcionários que teriam sido indicados por Julvan Lacerda. Isso, no entendimento do prefeito de Machado e de seus apoiadores, colocaria o processo sob suspeição, vez que Lacerda é apoiador da única chapa aceita.

Maycon Willian alega ainda que o processo eleitoral ocorreu sem transparência, com edital publicado faltando apenas 5 dias para a eleição e, ainda assim, somente no site da AMM. Ele solicitou à Justiça o adiamento das eleições. A ação seria impetrada de forma on-line.

Segundo a AMM, o edital para as eleições do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal foi publicado no Diário On-line da entidade e também afixado no quadro de avisos, além de ter sido enviado a todos os prefeitos aptos a votar. Procurado pelo Hoje em Dia, Julvan Lacerda respondeu, por meio de assessoria, que não iria comentar o caso.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por