
O eleitor mineiro ficou no centro das atenções dos dois principais candidatos à Presidência da República nesta semana. O segundo maior colégio eleitoral do país, com mais de 16,2 milhões de pessoas aptas a votar, foi palanque de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) – este por duas vezes em território mineiro.
Nesta quinta-feira (18), Lula levou uma multidão até a Praça da Estação, no centro da capital mineira, em comício realizado ao lado do candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil (PSD). O ato abriu a campanha petista no Estado e reforçou o apoio do ex-presidente à candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte.
“Vem pra cá Kalil, que é por sua causa que estou aqui hoje”, disse Lula no palco montado na Praça da Estação, que começou a receber o público no meio da tarde. O evento estava marcado para as 18h e a expectativa era de receber cerca de 30 mil pessoas. Os organizadores chegaram a calcular 100 mil no local.
Ao lado de Lula, Kalil provocou o governador Romeu Zema (Novo) e disse que seu adversário reclamou que o ex-prefeito grita muito. Mas afirmou que é melhor gritar do que mentir com fala mansa.
“É no grito que eu governei essa cidade, fiz um posto de saúde a cada dois meses, reformei escolas e abri um hospital. E é no grito que vamos ganhar o governo”, disse.
Ataques
Com a voz muito rouca, Lula lembrou feitos de seu governo e destacou que essa não é uma eleição comum. “Não estamos fazendo uma campanha normal. Não é uma campanha de uma ideia contra a outra. O que está em jogo é a democracia contra o fascismo, a democracia ou a barbárie”.
Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula falou que enfrenta uma pessoa que não tem sentimentos por nada, “nem pelas vítimas da pandemia”.
Segundo o ex-presidente, ele enfrenta um adversário herege, “que usa o nome de Deus em vão” e ressaltou o papel político dos mineiros lembrando até de Tiradentes.
Pesquisa
Enquanto Lula realizava o comício em BH, uma nova pesquisa de intenções de votos foi divulgada pelo Instituto Datafolha. O levantamento, feito com eleitores de 281 municípios de todo o país, mostra o ex-presidente com 47% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL).
A vantagem de Lula sobre Bolsonaro, que é de 15 pontos na média nacional, varia conforme o Estado, sendo maior em Minas Gerais e menor em São Paulo e Rio de Janeiro.
Nova visita
O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, volta a Minas Gerais nesta sexta-feira (19). Ele vai participar da cerimônia de instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), em Belo Horizonte.
Bolsonaro abriu a campanha eleitoral na última terça-feira (16) em comício em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O ato foi realizado no mesmo local onde o político sofreu um ataque a faca nacampanha de 2018.
Leia Mais: