A 17 dias do primeiro turno das eleições, muita gente ainda não escolheu os nomes de todos os candidatos em que vai votar na urna eletrônica no próximo dia 2.
Em Minas, a Justiça Eleitoral recebeu 2,5 mil pedidos de registro de candidaturas para 53 vagas para deputado federal, 77 para deputado estadual, uma para senador e uma para governador.
O número é 5,1% maior que nas últimas eleições gerais, em 2018, quando houve 2.374 candidaturas.
Confira a quantidade de candidatas e candidatos por cargo, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG):
- Deputado federal: 1.071
- Deputado estadual: 1.382
- Senador: 9 (com 2 suplentes cada)
- Governador: 10 (com 1 vice cada)
Ordem de votação
E, mesmo para quem já se definiu, são muitos números para guardar na memória. Na urna eletrônica, o eleitor vai votar na seguinte ordem:
- deputada ou deputado federal (quatro dígitos);
- deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);
- senadora ou senador (três dígitos);
- governadora ou governador (dois dígitos);
- presidente da República (dois dígitos).
Por isso, a Justiça Eleitoral está dando uma forcinha para ajudar os eleitores a cumprir seu dever cívico com mais tranquilidade. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma “cola eleitoral virtual”. E o TRE-MG oferece um arquivo pronto para impressão.
Basta fazer o download, imprimir e anotar os números dos candidatos em quem vai votar. O uso da colinha no dia da eleição torna mais rápida a digitação na urna eletrônica e, assim, contribui para reduzir as filas nas seções eleitorais.
Urna para treinar
Outra ferramenta criada pelo TSE e disponível na internet é a urna virtual, para que o eleitor possa treinar o voto, como se fosse no dia da eleição. A pessoa coloca o número do candidato, confere a foto na tela da urna e confirma o voto.
A urna identifica, também, se o voto é nulo ou branco. E há opções de corrigir e confirmar as escolhas. Se o eleitor tiver digitado algum número errado e a foto não corresponder ao candidato escolhido, basta apertar a tecla Corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto. Depois de confirmado, não há como alterar mais e o voto fica computado na urna.
Leia mais: