Sala Minas Gerais

Eleitos em Minas serão diplomados nesta segunda-feira

Janaína Fonseca
jmaria@hojeemdia.com.br
19/12/2022 às 14:07.
Atualizado em 19/12/2022 às 14:10
Solenidade de diplomação acontecerá na Sala Minas Gerais, a partir das 17h (Maurício Vieira)

Solenidade de diplomação acontecerá na Sala Minas Gerais, a partir das 17h (Maurício Vieira)

Acontece nesta segunda-feira, às 17h, a diplomação dos políticos eleitos em Minas Gerais no pleito de outubro. A solenidade será realizada na Sala Minas, Gerais, no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O evento será transmitido ao vivo no canal do TRE-MG no YouTube e também pela TV Assembleia.

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. É uma solenidade formal e protocolar, um rito que oficializa a escolha das pessoas eleitas por meio do voto. Ao receberem seus diplomas, as eleitas e os eleitos estarão aptos a tomar posse e exercer seus mandatos. Cerca de 1,2 mil pessoas foram convidadas a assistir à solenidade de diplomação.

Serão diplomados o governador reeleito, Romeu Zema (Novo); o vice-governador eleito, Mateu Simões; o senador eleito por Minas, Cleitinho, e os dois suplentes; deputadas e deputados federais, deputadas e deputados estaduais, nesta ordem. Estes últimos serão chamados ao palco por ordem alfabética, considerando o nome que constou na urna.

A cerimônia será conduzida pelo presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares. Apenas ele e o governador reeleito farão pronunciamento. Autoridades do Judiciário e do Legislativo, além do governador reeleito, Romeu Zema, farão parte da mesa oficial da sessão solene.

O TRE-MG é responsável por diplomar as pessoas eleitas para ocupar os cargos de governador e vice-governador, senador e seus suplentes, deputado federal e deputado estadual. A entrega dos diplomas acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por