Não foi

Em seu 1º ano como prefeito de BH, Álvaro Damião é ausência no desfile do 7 de setembro

Desfile ocorreu na avenida Afonso Pena, em frente à sede da PBH

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/09/2025 às 10:45.Atualizado em 07/09/2025 às 13:34.

Em seu primeiro ano como chefe do Executivo municipal, Álvaro Damião (União Brasil) faltou ao tradicional desfile do 7 de setembro na avenida Afonso Pena, no Centro, neste domingo (7). Ao contrário do prefeito de Belo Horizonte, o governador Romeu Zema (Novo) esteve no evento. Zema, no entanto, foi embora antes do fim da cerimônia cívico-militar.

Na Afonso Pena, a informação que circulava nos bastidores era de que Damião participaria de outro evento, no Mercado Central. No entanto, por volta do meio-dia - ou seja, três horas após o início do desfile - a PBH enviou uma nota sobre a ausência, informando que o prefeito estava gripado.

"Álvaro Damião não compareceu ao desfile em decorrência de uma gripe forte. Seguindo recomendações médicas, o prefeito evitou a presença em eventos de grande aglomeração e segue em recuperação".

Desfile em BH

Zema foi recebido pelo comandante da 4ª Região Militar, general Adriano Fructuoso da Costa. Juntos, as autoridades embarcaram no veículo Guarani, onde na sequência, o governador participou da revista das tropas e, depois, acompanhou a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Belo Horizonte. 

“É uma imensa alegria estar aqui neste dia de comemoração. Hoje, celebramos os 203 anos da Independência do Brasil, data que nos lembra a coragem e determinação do nosso povo em construir uma nação livre e soberana. Minas Gerais, berço da Inconfidência, sempre esteve à frente na defesa da liberdade e da democracia. É com esse espírito que seguimos contribuindo para um Brasil mais justo, unido e próspero”, destacou Romeu Zema. 

O desfile foi encerrado pelo Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes. Ao todo, 750 militares, 46 veículos e 530 alunos do Colégio Tiradentes participaram do evento. 

Forças de seguranças

A solenidade em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil, na capital mineira, contou com a presença de todas as instituições que compõem as forças de segurança do Estado. 

A Polícia Militar de Minas Gerais, por exemplo, participou com o Batalhão de Trânsito (BPTRAN), Comando de Missões Especiais (Rotam, Choque, Bope, Canil e Cavalaria) e unidades especializadas, como BPMRv, BPMMAmb, BPGD, BEPE e COMAVE. 

Também estiveram presentes alunos do Colégio Tiradentes, que desfilaram com coletes e faixas em referência ao projeto Autoproteção nas Escolas, iniciativa desenvolvida pelo Governo de Minas em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), que leva conhecimento sobre prevenção de riscos e autoproteção aos estudantes desde a infância.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) também se fez presente com um desfile de veículos que representaram a atividade policial, incluindo viaturas caracterizadas, carros antigos, rabecão, caminhonete do canil da corporação, caminhão reboque e delegacia móvel. A apresentação foi encerrada com o apoio aéreo da PCMG, representado pela aeronave Carcará Zero Um, utilizada em operações policiais estratégicas. 

Já o efetivo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) representou os vários pelotões das diversas naturezas de atendimento como busca e salvamento; atividade de mergulho; combate a incêndios urbano e florestal; atendimento pré-hospitalar; resgate em altura e salvamento terrestre, prevenção e defesa civil, entre outros. 

A tropa foi acompanhada pela banda de música, alunos dos cursos de formação de oficiais e praças, e representantes de todas as unidades BM da RMBH, além dos mascotes Foguinho e Faísca. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por