Suspeita de favorecimentos

“Encontraram o lote do Kalil”, diz vereadora em CPI que investiga pagamentos de IPTU do ex-prefeito

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
31/03/2023 às 14:48.
Atualizado em 31/03/2023 às 14:53
Encontraram o imóvel perdido da família Kalil. (CMBH / Cláudia Rabelo)

Encontraram o imóvel perdido da família Kalil. (CMBH / Cláudia Rabelo)

A Prefeitura de Belo Horizonte encontrou um lote pertencente à família do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) que estava perdido nos registros da administração municipal.

O imóvel é alvo de investigação na CPI do Abuso de Poder, que está sendo realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) para verificar se houve favorecimento ao ex-prefeito no perdão do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) deste terreno.

“Por exercício de imaginação, encontraram o terreno agora, após solicitação desta CPI”, destacou a vereadora Fernanda Altoé (Novo). A parlamentar ainda questionou a razão de tanta demora na identificação do terreno e se esses documentos estavam disponíveis no momento em que a prefeitura realizou o processo para cobrança do IPTU.

Segundo o servidor Ângelo Neto, responsável pela identificação do terreno, a demora ocorreu por falta de documentação e se tornou possível após o encaminhamento de plantas do terreno. “Só com os dados do inventário não era possível identificar a localização exata. Isso foi possível agora”, justificou.

A informação chegou à CMBH nesta quinta-feira (30) e encerrou um longo período de dúvidas sobre a propriedade da área e a responsabilidade por pagar os tributos municipais. A identificação do terreno não resolve os problemas, mas coloca em dúvida o processo que isentou a família de Kalil de pagar os tributos sobre a área.

Os vereadores investigam suspeitas de irregularidades na desapropriação do lote, localizado próximo à Avenida D.Pedro I, durante o processo de duplicação da via. Porém, a prefeitura nega - e informou, em outra ocasião, que não houve cobrança de IPTU pois não era possível identificar a localização do terreno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por