Malha Fina

Entrega do Imposto de Renda no último dia aumenta os riscos do contribuinte

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
31/05/2022 às 06:00.
Atualizado em 31/05/2022 às 09:20
 (Marcello Casal/Agência Brasil)

(Marcello Casal/Agência Brasil)

Hoje é o último dia para entregar a declaração do Imposto de Renda, e 200 mil contribuintes mineiros ainda não encaminharam a prestação de contas à Receita Federal. Postergar é um hábito dos brasileiros, e neste caso aumenta os riscos de cair na malha fina, dizem especialistas.

Deixar para declarar na última hora multiplica as chances de cometer erros. Também eleva os riscos de uma falha sistêmica qualquer que atrapalhe o envio da declaração.

“O quanto antes planejar e entregar a declaração, menor o risco de cometer falhas, e mais rápido pode-se receber o dinheiro”, diz Mário Garcia, contador, especialista em tributação.

Ele destaca sobretudo o risco que correm as pessoas que investem em rendas variáveis. “Quem faz esse tipo de investimento tem que ficar atento, pois os cálculos e os comprovantes necessários não são simples de se obter e fazer. Às vezes um pequeno investidor, que consegue algum ganho nesses investimentos, perde parte do que ganhou pagando multas da Receita por falhas na hora do envio”, destaca.

A situação de Minas Gerais é um pouco melhor que no restante do país. O número de contribuintes que ainda não entregou a declaração corresponde a aproximadamente 7% de todas as declarações aguardadas pela Receita Federal no Estado, com dados atualizados na noite de segunda-feira.

No Brasil, 3 milhões ainda não tinham cumprido o compromisso com a Receita, cerca de 8% dos mais de 34 milhões que devem entregar declaração. 

É o caso de Estênia Silva. Ela é professora e está correndo contra o relógio para entregar a declaração dela e da mãe. “A gente vai deixando, surgem outras prioridades e, quando vi, chegou o prazo”, brinca. 

A professora conta que a maior dificuldade é conseguir juntar os documentos. “São muitos detalhes; algumas coisas a gente precisa buscar em bancos, instituições, juntar recibos, gastar um tempo, mas eu acredito que vou conseguir resolver a tempo”.

A Receita informou que não foi relatada nenhuma grande dificuldade de entrega das declarações até o momento. Mas quem deixar para as últimas horas corre o risco de enfrentar problemas para o envio das declarações e irá receber a restituição por último.

“Antigamente, o rendimento pago pelo governo poderia compensar receber a restituição depois. Só que, hoje, o investidor ganha mais se receber o dinheiro antes e fizer investimentos de maior retorno”, destaca Mário Garcia.

Quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até meia-noite ficará sujeito à multa. O valor é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do total. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. 

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por