TARIFAÇO

‘Eu vou levar jabuticaba para você, Trump’, diz Lula em postagem de Janja

Post é feito em meio a tensão econômica entre Brasil e Estados Unidos

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 13/07/2025 às 17:13.Atualizado em 13/07/2025 às 17:37.
 (Foto: Reprodução/ Instagram Janja)
(Foto: Reprodução/ Instagram Janja)

A primeira-dama Janja da Silva publicou um vídeo, neste domingo (13), em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oferece jabuticaba para Donald Trump. Na postagem, o chefe do executivo disse que quem come a fruta brasileira não fica “com mau humor". A fala veio em meio ao embate comercial entre os dois países. 

“Eu vou levar jabuticaba para você, Trump. E você vai perceber que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifária. Precisa de muita união e de muita relação diplomática. É isso!”, disse Lula. 

Na última semana, Donald Trump anunciou tarifa de 50 % sobre produtos brasileiros. A nova medida está prevista para entrar em vigor a partir do dia 1º de agosto. No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. 

O presidente norte-americano também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos. Trump cita ainda supostos "ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e a violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

Enquanto isso, o governo brasileiro tenta reverter a imposição tarifária. Segundo o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, nos próximos dias, haverá  reuniões com o setor privado, e também está sendo analisada a aplicação da Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril, que estabelece critérios para a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual, em resposta a medidas unilaterais adotadas por país ou bloco econômico que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por