Luto

Ex-deputado Tilden Santiago morre de Covid aos 81 anos

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
02/02/2022 às 23:27.
Atualizado em 03/02/2022 às 00:05
Tilden Santiago (Arquivo)

Tilden Santiago (Arquivo)

Morreu nesta quarta-feira (2), vítima de Covid-19, o jornalista e ex-deputado federal Tilden José Santiago, aos 81 anos. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (1981/1984), Tilden foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Pelo PT, exerceu três mandatos consecutivos de deputado federal.

Ele estava filiado ao partido Cidadania desde dezembro passado.

Tilden foi embaixador brasileiro em Cuba durante o primeiro mandato do presidente Lula (2003-2006).  Ele trabalhou ainda no governo Itamar Franco como secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O PT emitiu uma nota oficial lamentando a morte de Tiilden.

“O Partido dos Trabalhadores lamenta a morte de Tilden Santiago, vítima de Covid, ocorrida nesta quarta-feira, e se solidariza com seus familiares e amigos. Fundador do Jornal dos Bairros, marco da imprensa popular em Belo Horizonte nos anos setenta, e presidente do Sindicato dos Jornalistas Minas Gerais, foi perseguido e preso pela ditadura militar. Fundador do PT e da CUT, foi ex-deputado federal por Minas Gerais, por três mandatos, e também embaixador do Brasil em Cuba no primeiro governo do ex-presidente Lula. Mineiro de Nova Era, Tilden Santiago foi padre-operário, administrador, filósofo, professor, jornalista, deputado federal e militante da causa ambiental. Tilden deixa uma grande contribuição para as lutas do povo brasileiro, a quem dedicou sua luta e sua vida. Gleisi Hoffmann, presidenta do Partido dos Trabalhadores”

Nas redes sociais, parlamentares que conviveram com Tilden também fizeram postagens em sua homenagem.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por