Confirmado

Ex-juiz Sérgio Moro é eleito senador pelo Paraná

Ana Paula Moreira
portal@hojeemdia.com.br
02/10/2022 às 20:34.
Atualizado em 02/10/2022 às 20:39
Moro teve mais de 33% dos votos válidos  (Agência Brasil)

Moro teve mais de 33% dos votos válidos (Agência Brasil)

O ex-juiz federal Sérgio Moro (União Brasil) está matemáticamente eleito para a vaga de senador pelo Paraná. Com pouco mais de 97% das urnas apuradas, Moro tem cerca de 33% dos votos válidos. Até o momento, o ex-juiz recebeu pouco menos de dois milhões de votos.

Sérgio Moro tem 50 anos e é formado em Direito. Ele é ex-juiz federal e foi ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro. Moro ficou conhecido durante a operação Lava Jato, que iniciou ainda no governo Dilma. No entanto, algumas sentenças dadas Moro, como a condenação do ex-presidente Lula, foram anuladas pelo Superior Tribunal Federal (STF) ou pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Em 1996, iniciou a carreira de magistrado, como juiz substituto em Curitiba, e começou a lecionar na Universidade Federal do Paraná.

Em 2002, assumiu a vara especializada em lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional em Curitiba (PR), onde julgou os casos Banestado e Operação Farol da Colina. Em 2012, foi auxiliar da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), no caso conhecido como Mensalão.

Moro encerrou seus 22 anos de magistratura ao assumir, em 2019, o Ministério da Justiça no governo Bolsonaro, do qual pediu exoneração em 2020 e foi trabalhar numa empresa de consultoria nos Estados Unidos.

A chapa eleita com Sergio Moro inclui Luís Felipe Cunha (União), como 1º suplente, e Ricardo Guerra (União), como 2º suplente.

Antes de confirmar a candidatura por Paraná, Sérgio Moro tentou se candidatar por São Paulo, mas ele não teve o domício eleitoral reconhecido na capital paulista. Neste processo, Moro também trocou de partido, saindo do Podemos para entrar no União Brasil. 

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por