Fernanda Torres, Anitta, Juliette e Gabriela Prioli pedem que Lula indique uma mulher ao STF
Presidente ainda não decidiu quem irá ocupar a vaga de Barroso na Suprema Corte

A atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz pela atuação em "Ainda Estou Aqui", utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (15) para pedir que o presidente Lula considere indicar uma mulher para ocupar a vaga de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Além dela, outras personalidades femininas têm feito a mesma pressão.
“Caro presidente Lula, pense bem, o Brasil merece. Escolha uma mulher para o STF!”, escreve Fernanda Torres, no Instagram.
Quem também pediu uma representante feminina na Suprema Corte foi a cantora Anitta. A artista já havia utilizado o X (antigo Twitter), nesta terça-feira (14), para “deixar pública a torcida para que seja uma mulher”.
A advogada e apresentadora Gabriela Prioli também se manifestou. Em vídeo publicado nesta terça, a criminalista relembrou um dado apresentado em 2017 pela ministra Cármen Lúcia: nos tribunais constitucionais em que há mulheres, o número de vezes em que elas são interrompidas é 18 vezes maior do que entre os ministros.
“Desacostumado a ouvir o que as mulheres têm a dizer, o senso comum assume que elas não têm que abrir a boca”, afirma Gabriela. Quem também ajudou a engrossar o coro foi a ex-BBB Juliette.
É hora de seguir novos rumos, diz Barroso
O ministro Luís Roberto Barroso anunciou em 9 de outubro que iria deixar o cargo no Supremo Tribunal Federal (STF). A aposentadoria de Barroso estava prevista para 2033, quando completaria 75 anos.
"É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas", disse o ministro.
Barroso afirmou que a decisão foi "longamente amadurecida" e que nada tem a ver com fatos da conjuntura atual. "Há dois anos, comuniquei o presidente da República (Lula) sobre essa possível intenção. Essa é a última sessão plenária de que participo".
Ele chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.
Lula: 'nome para STF não será um amigo, mas quem cumpra a Constituição'
Na última segunda (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que considerou precipitada a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso de anunciar antecipadamente sua aposentadoria. “Imaginava que ele iria se afastar, mas que iria demorar um pouco mais”, disse.
Lula foi questionado sobre o perfil do próximo ministro a assumir a cadeira no lugar de Barroso. Ele respondeu que não pretende indicar “um amigo”, mas uma pessoa que cumpra a Constituição brasileira.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca, com informações da Agência Brasil
Leia mais