Eleições 2022

Fernando Henrique Cardoso anuncia apoio a Lula no segundo turno das eleições

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/10/2022 às 11:51.
 (Reprodução)
(Reprodução)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) anunciou na manhã desta quarta-feira (5) o apoio a candidatura do também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022. 

"Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva", disse em publicação no Twitter.

Intantes depois, também pelo Twitter, Lula agradeceu o apoio e a confiança. "Pela democracia e pela inclusão social. Obrigado pelo seu voto e confiança. O Brasil precisa de diálogo e de paz", escreveu. 

View post on X

Apoio a Bolsonaro

O PSDB, partido no qual FHC é filiado, já havia liberado nesta terça (4) diretórios estaduais para apoiar Lula ou Bolsonaro (PL). No mesmo dia, o governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), pediu voto para o presidente.

O apoio ao atual presidente também foi declarado pelo governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Em pronunciamento oficial, o mineiro pontuou a boa relação com o Executivo federal para justificar a decisão.

Nesta quarta-feira (5) foi a vez do governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, declarar apoio à candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) para a Presidência. Os dois se reuniram na manhã desta quarta-feira no Palácio da Alvorada, em Brasília.

“O Distrito Federal é hospedeiro dos principais poderes, então essa harmonia, desde o início, foi o que nós buscamos". Durante o anúncio de apoio, Ibanês citou a importância do governo federal na realização de obras no DF, que tem "dependência muito forte" do Fundo Constitucional.

A instituição do Fundo Constitucional do DF está prevista na Constituição e os recursos, corrigidos anualmente, são usados para custear a organização e a manutenção das forças de segurança pública, bem como assistência financeira para serviços públicos de saúde e educação. Em 2022, a previsão do orçamento do fundo é de R$ 16,28 bilhões.

No primeiro turno das eleições, o candidato Bolsonaro obteve 51,65% dos votos válidos no Distrito Federal. Luiz Inácio Lula da Silva ficou com 36,85% de preferência do eleitorado da capital.

Segundo Bolsonaro, essa harmonia entre os poderes e entes da federação é importante para a governabilidade. “Nada melhor para um Presidente da República do que ter um governador amigo ao seu lado. Todos ganham, em especial a governabilidade”, disse.

“Hoje, vocês podem ver o perfil dos novos ou reeleitos parlamentares na Câmara e no Senado, um perfil mais conservador, mais família, um perfil mais liberdade econômica. Ou seja, está tudo pavimentado para que a harmonia seja completa entre Executivo e Legislativo, para o bem do nosso querido Brasil”, completou Bolsonaro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por