
O candidato ao governo pela coligação “Minas pra Você”, Fernando Pimentel (PT), comentou o apoio de dissidentes da coligação “Todos por Minas”, de seu principal adversário na eleição, Pimenta da Veiga (PSDB) à sua candidatura.
“Acho natural que na medida que as pessoas vão conhecendo nossas propostas e o que nós queremos implantar no Estado, cresça o número de lideranças políticas que venham para o nosso campo”, disse.
Segundo Pimentel, ele implantará no Estado um governo participativo, aberto e que ouvirá as pessoas. De acordo com o candidato do PT, sua candidatura está aberta à adesão e à colaboração de todos que quiserem melhorar Minas Gerais.
“Não discriminamos ninguém. Ao contrário, todos que vierem são bem-vindos. Mesmo depois das eleições, se nós conseguirmos chegar ao governo do Estado, vamos governar Minas para todos. Nós jamais faremos um governo discriminando quem quer que seja”, afirmou.
Fernando Pimentel se reuniu nessa sexta-feira (19) com representantes da Associação Mineira de Silvicultura, em Belo Horizonte, e destacou a importância dos produtores florestais e das indústrias desse setor para o Estado. “É uma indústria importante em Minas Gerais. Somos o Estado que tem a maior área de floresta plantada no Brasil, 1 milhão e 500 mil hectares”, contou.
O petista explicou que essa indústria, hoje, responde por 7% do PIB do Estado e gera mais de 700 mil empregos. “É muito importante conversar com eles e ver o que eles precisam de apoio do governo estadual pra expandir a atividade e para mantê-la como ela está atualmente, ambientalmente correta gerando renda e emprego em Minas Gerais”, afirmou.
Pimentel afirmou que o processo de licenciamento ambiental, que é uma das maiores queixas do setor, precisam ser descentralizados. “Muitas vezes, pequenos produtores rurais, do interior, têm que se deslocar até Belo Horizonte para resolver situações de baixo impacto ambiental. Não precisa ser assim”, disse.
Segundo o petista, as delegacias locais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) deveriam estar preparadas para dar essas licenças, facilitando assim a vida do produtor rural. O ex-ministro disse reconhecer que os processos de licenciamento ambiental são muito lentos e fazem exigências que às vezes vão além da legislação.
Campanha
Na reta final da campanha, o candidato do PT, que aparece na frente das pesquisas, garantiu que trabalhará “dia e noite”, até o final da campanha, com empenho, para ter um bom resultado no dia 5 de outubro. “As pesquisas nos estimulam, mas como eu sempre digo, temos que ver tudo com humildade. Não tem já ganhou. Temos que respeitar os adversários também e acima de tudo respeitar o voto dos mineiros”, declarou.
Pimentel ainda ressaltou que o eleitor tem consciência política muito sólida e que Minas talvez seja um dos Estados do país onde o voto é mais consciente. “Os mineiros, de fato, até demoram mais para decidir o seu voto, mas quando o fazem, fazem com muita consciência”, concluiu.
Trabalho pela mobilidade urbana
Na véspera da Semana Nacional do Trânsito, Fernando Pimentel afirmou que irá trabalhar pela mobilidade urbana em parceira estreita com os municípios e com o governo federal.
“Existem verbas volumosas no governo federal para obras de infraestrutura urbana, nos principais municípios de Minas. Às vezes, os projetos demoram, então é preciso que o Estado agilize isso”, explicou.