Fernando Pimentel recebe apoio de 16 prefeitos dissidentes

Ana Luiza Faria - Hoje em Dia
Publicado em 19/09/2014 às 07:34.Atualizado em 18/11/2021 às 04:15.
 (Divulgação)
(Divulgação)
O candidato ao governo de Minas pela coligação “Minas pra Você”, Fernando Pimentel (PT), recebeu nessa quinta-feira (18) o apoio de dezenas de lideranças e 16 prefeitos do PP, DEM, PTB, PSB, PDT, PTC, PMN, PHS e PR. Os partidos integram a coligação “Todos por Minas”, de seu principal adversário na eleição, Pimenta da Veiga (PSDB). 
 
Pimentel esteve nessa quinta em Pirapora, região Norte do Estado, onde se comprometeu, caso seja eleito, a investir “pesado” em um projeto de barragens nos afluentes do Rio São Francisco. O petista considerou “extremamente preocupante” a atual situação de um dos principais rios do Brasil. “Precisamos de um projeto de barragens nos afluentes do rio para controlar a vazão e assegurar que haja água na calha mesmo nos períodos de estiagem”, explicou.
 
O candidato do PT estava acompanhado pelos deputados federais Bernardo Santana (PR), um dos coordenadores de sua campanha, e Leonardo Monteiro (PT), além dos estaduais Tadeuzinho (PMDB) e Paulo Guedes (PT).
 
 
Travessia
 
Segundo o prefeito de São Francisco, Luiz Rocha Neto (PMDB), devido o baixo volume das águas, a balsa que atende aos moradores no município está enfrentando dificuldades para fazer a travessia. “Essa travessia tem um fluxo diário de 500 a mil pessoas. Faz transporte escolar e também de suprimentos, porque liga o Norte de Minas ao Noroeste do Estado”, revelou. 
 
Ainda de acordo com o prefeito de São Francisco, o governo estadual prometeu mas não fez a ponte sobre o São Francisco. “Devido à seca que assola a região, tivemos a travessia do rio interditada por 21 dias, acabando em uma situação traumática: a morte de um adolescente de 12 anos, que ficou aguardando por socorro”, lamentou.
 
Fernando Pimentel afirmou que terá todo o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT), caso seja reeleita, para levar o projeto das barragens nos afluentes do rio à frente. “O governo da presidente Dilma tem dinheiro para isso, podemos fazer e vamos fazer. Vamos salvar o Rio São Francisco”. O candidato do PT alfinetou o atual governo do Estado declarando que esse projeto já poderia ter sido executado. “Foram 12 longos anos de governo do PSDB e nada foi feito”.
 
O ex-ministro propôs ampliar os cursos técnicos de engenharia de barragens nos institutos técnicos locais. “Dessa forma, a região ganharia mão de obra qualificada para ajudar a solucionar os problemas de infraestrutura”. 
 
 
Produtores Rurais 
 
Fernando Pimentel também garantiu crédito rural e apoio aos produtores do Norte de Minas, ao destacar a importância da agricultura familiar. “Essa atividade não é apenas fonte de geração de emprego e renda, É ela que fornece alimentos para todos nós”, disse o petista. Segundo ele, com o problema da seca resolvido, essa atividade sairá fortalecida. Pimentel recebeu o projeto de revitalização do Rio Verde Grande e a pauta de reivindicações dos trabalhadores e pequenos produtores rurais. 
 
 
Tributação 
 
Pimentel reafirmou nessa quinta-feira a necessidade de se revisar a legislação tributária de Minas Gerais, que classifica como “ a pior do Brasil”. “Isso afasta cada vez mais as empresas de Minas. Estamos perdendo empresas que poderiam se instalar aqui para outros Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, e Bahia, por exemplo”. 
 
Segundo Pimentel, não é possível prometer redução imediata do Imposto Sobre Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS) e das alíquotas. “Vamos reduzir nossas tarifas gradualmente para que sejam compatíveis com a indústria, com a atividade comercial e com os pequenos empresários, para que nossos produtores não fiquem sacrificados como são hoje”.
 
 
Petista rebate na TV críticas dos tucanos
 
Fernando Pimentel rebateu as críticas dos tucanos que o acusam de não ter feito nada por Minas no período em que foi ministro do Desenvolvimento Econômico . “Iisso é conversa fiada de quem não tem o que dizer”. 
O assunto foi abordado durante a entrevista concedida pelo candidato do PT à Rede Record, nessa quinta. 
No setor de segurança, Pimentel disse que implantará o programa “Polícia Presente”, com aumento do efetivo de policiais nas ruas.
 
De acordo com o petista, hoje, no interior, as polícias são sustentadas pelas prefeituras. “Estive por todo estado e pude ver. Muitos prefeitos pagam gasolina e manutenção das viaturas, e às vezes até alimentação dos PMs”.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por