Câmara de BH

Gabriel Azevedo presta depoimento em processo que pode cassar o mandato de vereador

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
08/11/2023 às 11:14.
Atualizado em 08/11/2023 às 11:57
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

O vereador Gabriel Azevedo (sem partido) presta depoimento nesta quarta-feira (8), na Câmara Municipal (CMBH), para se defender das acusações de quebra de decoro parlamentar e abuso de autoridade que podem acarretar na cassaçãoo do próprio mandato. A oitiva do parlamentar é a última dentre outras que ocorreram desde 31 de outubro. 

Entre vereadores e assessores – foram ouvidas pela comissão processante 14 pessoas, incluindo o próprio Gabriel. O grupo iniciou os trabalhos de coleta dos depoimentos na semana passada, com sessões marcadas por acusações, bate-bocas e até choro. Algumas chegaram a ser suspensas. Em uma delas, a vereadora Flávia Borja voltou a falar sobre perseguição de gênero e religiosa, chorando durante o depoimento.

 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

A CMBH aceitou, em 29 de agosto, a denúncia da deputada federal Nely Aquino (Podemos) contra Gabriel, atual presidente da Casa. Nely, que presidiu a Câmara durante seu mandato de vereadora, alegou quebra de decoro parlamentar para justificar o pedido. 

Segundo ela, Azevedo cometeu uma série de atos "incompatíveis com a dignidade do cargo". Dentre eles, citou abuso de autoridade, agressões verbais contra outros vereadores, atuação irregular em CPI e exoneração de funcionários por perseguição política. 

*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por