Governo Lula é avaliado como negativo por 46% dos deputados federais, diz pesquisa Quaest
Levantamento entrevistou 203 parlamentares e 51% deles avaliaram negativamente a relação do presidente com o Congresso

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) indica que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado como negativo por 46% dos deputados federais. Além disso, 51% dos parlamentares consideraram a relação do petista com o Congresso como desfavorável.
A avaliação negativa de 46% representa o pior índice desde o início do atual mandato presidencial. Apenas 27% dos parlamentares consideram o governo como positivo e 24% classificaram como regular. Outros 3% não souberam responder.
Em maio do ano passado, 42% dos parlamentares consideravam o governo como negativo, 32% como positivo, 26% como regular e 1% não respondeu.
A pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, foi feita entre os dias 7 de maio e 30 de junho, com 203 deputados entrevistados. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Lula e Congresso
Na avaliação dos deputados, a relação do presidente Lula com o Congresso Nacional também piorou. Segundo a pesquisa, 51% consideraram como negativo o “vínculo” do petista com o Poder Legislativo. Outros 30% classificaram como regular e apenas 18% disseram ser uma relação “positiva”.
Em comparação com o último levantamento, o percentual de avaliações negativas saltou 8 pontos, subindo de 43% para 51%. Já a classificação positiva caiu de 22% para 18%.