Eleições 2022

Ipespe: Lula lidera com 13 pontos sobre Bolsonaro

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
06/05/2022 às 17:08.
Atualizado em 06/05/2022 às 17:38
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Pesquisa de intenção de votos para eleições presidenciais divulgada nesta sexta-feira (6) aponta cenário estável em relação aos levantamentos anteriores. O levantamento, feito pelo instituto Ipespe, indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  segue na liderança, com 44% das intenções de voto - o índice é um ponto percentual a menos  que no levantamenrto anterior, ou seja, dentro da margem de erro. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou 31%, mesmo patamar da pesquisa de duas semanas atrás.

Em seguida aparecem, com números estáveis, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com 8%; o governador paulista, João Doria (PSDB), com 3%; e o deputado federal André Janones (Avante), com  2%.

Simone Tebet (PMDB) oscilou de 2% para 1% e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) marcou 1%. Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC) e Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram.

Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 8%. Indecisos representam 2% dos entrevistados.

No levantamento espontâneo, quando não são exibidos os nomes dos candidatos, Lula se mantém na dianteira com 38% enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para mais, indo a 29%.

O Instituto também avaliou a aprovação do governo de Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, 62% dos ouvidos desaprovam e 35% aprovam a gestão de Bolsonaro, números que seguem estáveis em relação à última pesquisa.

Segundo turno

A pesquisa mostrou ainda que Lula (PT) vence em todos os cenários no segundo turno. O petista tem 54% contra 34% de Bolsonaro; 52% contra 25% de Ciro Gomes; e 55% contra 19% de João Doria.

Rejeição

O candidato com maior rejeição, de acordo com a pesquisa, é o presidente Jair Bolsonaro. O levantamento indicou que 60% dos consultados não votariam de jeito nenhum no atual presidente. Esse número segue estável. João Doria vem em seguida, com rejeição de 55%; seguido por Lula e Ciro, com 43% de rejeição.

Quem tem maior espaço de crescimento, segundo a pesquisa, é Ciro Gomes. De acordo com os números, 40% dizem que poderiam votar no ex-governador cearense.

A pesquisa foi realizada pelo Ipespe. Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 2, 3 e 4 de maio. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03473/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por