1ª vez no pleito

Jovens falam sobre a importância do voto facultativo e do desinteresse na política

Raissa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
02/10/2022 às 13:01.
Atualizado em 02/10/2022 às 13:02
Júlia acredita que os jovens devem participar das decisões políticas o quanto antes (Raissa Oliveira)

Júlia acredita que os jovens devem participar das decisões políticas o quanto antes (Raissa Oliveira)

Adolescentes de Belo Horizonte também estão indo às urnas para exercerem seus direitos como cidadãos neste domingo (2). Muitos estão tendo a oportunidade de votar pela primeira vez.

É o caso de Júlia Maria, de 17 anos. A jovem foi até a Escola Municipal Santos Dumont, na região Leste de BH, para participar do pleito pela primeira vez. “Eu vim votar porque acho de extrema importância a gente se posicionar desde cedo sobre as questões do Brasil”, disse.

Ela ainda deixou um recado para os menores de 18 anos que não tiraram o título de eleitor ou que quiseram votar este ano. “Nem todos que fizeram 16 anos estão vindo, mas entendo que quanto mais cedo a gente se posicionar, melhor, porque somos nós quem fazemos o país”, destacou.

Victor Hugo, que aproveita o dia de votação para trabalhar, disse que não está 'motivado' a participar do pleito 

Victor Hugo, que aproveita o dia de votação para trabalhar, disse que não está 'motivado' a participar do pleito 

Há também os jovens que se disseram desinteressados com o tema, como Victor Hugo, de 16. “Eu não gosto de política. Costumo falar que se eu fosse votar eu anularia porque realmente não gosto. O momento atual me afasta ainda mais”, disse o adolescente.

Mesmo com o desinteresse atual, Victor não descarta poder votar a partir das próximas eleições. “Até lá, acho que posso criar um interesse em algo político ou alguma pessoa que tenha me ajudado. Mas, se nada mudar, vai ser nulo mesmo”.

Números

Nas Eleições 2022, são 2.116.781 jovens de 16 e 17 anos aptos a votar de maneira facultativa. Em 2018, essa faixa etária atingiu 1.400.617. Esse número corresponde aos eleitores com 16 e 17 anos que terão essa idade no dia 2 de outubro, data do primeiro turno do pleito.

Também em relação a 2018 houve crescimento de 51,13% nessa faixa etária do eleitorado. Segundo a Justiça Eleitoral, o aumento é resultado, principalmente, das ações promovidas durante a Semana do Jovem Eleitor. Somente nos quatro primeiros meses de 2022, o Brasil ganhou mais de 2 milhões de eleitores jovens.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por