Lacerda anuncia secretários para segundo mandato na prefeitura de BH

Hoje em Dia
28/02/2013 às 15:25.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:27
 (Maurício de Souza)

(Maurício de Souza)

Em seu segundo mandato, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), anunciou nesta quinta-feira (28) o novo secretariado.

Após quase três meses de articulação, os 32 nomes foram divulgados. Dentre eles, 17 compõem as secretarias temáticas, nove fazem parte das secretarias regionais e seis são cargos da administração indireta. Um total de 13 secretários serão mantidos em seus cargos e 19 são novatos, sendo dois vereadores, Daniel nepomuceno e (PSB) e Bruno Mirando (PDT).

O anúncio, feito durante entrevista coletiva à imprensa, na sede da Prefeitura, o prefeito garantiu que "O PSDB está bem atendido e não há nenhum conflito."

Lacerda explicou que adotou como critério em sua escolha, três fatores: apoio partidário, capacitação técnica e sensibilidade para administrar. “Belo Horizonte é a terceira capital mais importante do país em arrecadação e geração de riquezas, por isso nomeamos uma equipe de alto nível para darmos continuidade a esta gestão, que foi contemplada com a confiança da população”, comentou.

A seguir, a relação de nomes e ficha técnica dos novos secretários da Prefeitura de Belo Horizonte divulgados nesta quinta-feira.

SECRETARIAS TEMÁTICAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO - JOSUÉ VALADÃO – PP – (CONTINUA)
Ocupa a Secretaria de Governo desde o início da primeira gestão de Marcio Lacerda. Antes de entrar para a vida pública, ocupou diversos cargos de direção nas áreas de administração, finanças, sistemas de informações, comercial e negócios. Foi Superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG. Seu nome chegou a ser cotado para ser o candidato a vice de Lacerda em 2012.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - MARCELO TEIXEIRA – PSDB (CONTINUA)
Ocupa a Secretaria de Saúde desde o início da primeira gestão de Marcio Lacerda. Foi Secretário de Estado da Saúde entre maio e dezembro de 2006. Formado em Administração de Empresas, foi professor da UFMG, PUC, UNA e Newton Paiva. Foi Diretor e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Cultural Inhotim.

SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO - LEONARDO PAOLUCCI – SEM PARTIDO
Foi nomeado de Planejamento no início da segunda gestão de Marcio Lacerda. É formado em Administração de Empresas com especialização em Negócios e Planejamento. Trabalhou em diversas empresas na iniciativa privada, especialmente na área de consultoria.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS - MARCELLO ABI-SABER – PSB (CONTINUA)
Foi Assessor do Prefeito de janeiro de 2009 a março de 2010. Ocupa a Secretaria de Relações Institucionais desde abril de 2010. Foi um dos coordenadores das duas campanhas de Marcio Lacerda.

SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO - CUSTÓDIO MATOS – PSDB
Formado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 1971. Foi prefeito de Juiz de Fora por dois mandatos, deputado estadual, federal e Secretário de Estado de Desenvolvimento Social. Na Prefeitura de Belo Horizonte já ocupou o cargo de Secretário Adjunto de Administração.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SUELI BALIZA - PSB
Possui mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), com trabalho de dissertação sobre marketing político. É presidente do IMEC UNIBH, entidade mantenedora do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI BH, desde outubro de 2011. Foi reitora desse Centro Universitário, instituição com cerca de 15 mil alunos, de março de 2005 a outubro de 2011.

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E INFRAESTRUTURA - JOSÉ LAURO NOGUEIRA – SEM PARTIDO (CONTINUA)
Ocupa a Secretaria de Obras e Infraestrutura desde junho do ano passado, quando também passou a acumular interinamente o cargo de Diretor Presidente da Sudecap.

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - CARLA VASCONCELOS – SEM PARTIDO
Possui experiência de 27 anos trabalhando em atividades nos setores de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos. Graduada em Engenharia Química, com mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e especialização em Engenharia Econômica. Já ocupou o cargo de Secretária Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Urbano no período de junho de 2003ª março de 2004. Foi também presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam).

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS - MARCELO PIANCASTELLI – SEM PARTIDO
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), mestrado em Economia pela Universityof Manchester (1975) e doutorado em Economia pela Universityof Kent atCanterbury (1983). Marcelo foi professor adjunto do Departamento de Economia da UFMG, professor do curso de Pós-Graduação do Departamento de Economia da Universidade de Kent em Canterbury, UK e no MBA da Fundação Getúlio Vargas, em Brasília. Exerceu vários cargos na administração pública de Minas Gerais e do Governo Federal, tendo sido Diretor do Ministério da Indústria e Comércio, Diretor do Tesouro Nacional e Diretor do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOCIAIS - GLÁUCIA BRANDÃO – PSDB
Professora universitária e consultora educacional foi Deputada Estadual na legislatura 2007/2011. Licenciada em Educação Física pela UFMG, é mestre pela Universidade de Iowa e doutora pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Foi Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer em Ribeirão das Neves.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS URBANOS- VEREADOR DANIEL NEPOMUCENO – PSB
Vereador reeleito em 2012 pelo PSB. É vice-presidente do PSB municipal e desde 2008 também é vice-presidente do Clube Atlético Mineiro. Em 2009 assumiu a Coordenadoria de Defesa dos Direitos Humanos da prefeitura de Belo Horizonte e logo depois foi Secretário Adjunto de Estado de Defesa Social.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER - VEREADOR BRUNO MIRANDA – PDT
Bruno Miranda foi eleito vereador pela primeira vez em 2008 e reeleito em 2012. É cirurgião dentista e servidor público licenciado do Estado de Minas Gerais. Durante transcurso na vida acadêmica, integrou o movimento estudantil e fundador do Instituto de Defesa e Apoio ao Direito do Idoso e integra a Juventude Socialista do PDT. Em seu primeiro mandato como vereador ocupou o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

SECRETARIA DE SURANÇA URBANA E PATRIMONIAL - HÉLIO SANTOS JUNIOR – PSDB
Coronel da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Foi Comandante Geral de 2006 a 2009.

SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA PARA A COPA DO MUNDO - CAMILO FRAGA – DIRETÓRIO MUNICIPAL – PSD
Mestre em Administração pela UFMG é professor de MBA em Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas e de MBA em Gestão de Projetos da UNA. Tem formação em Relações Internacionais pela PUC e ocupava o cargo de Diretor Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

CHEFE DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - RÉGIS SOUTO –SEM PARTIDO(CONTINUA)
Jornalista e publicitário. Ocupa o cargo desde o início do primeiro mandato de Marcio Lacerda.

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - CRISTIANA FORTINI - SEM PARTIDO(CONTINUA)
Possui graduação em Direito e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade, onde leciona na graduação e mestrado. É atualmente Controladora-Geral de Belo Horizonte, onde já atuou como Procuradora-Geral Adjunta. Atua, ainda, como coordenadora da área de direito administrativo da Escola Superior da OAB/MG.

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - RÚSVEL BELTRAME -SEM PARTIDO(CONTINUA)
Advogado por formação e mestre em Direito do Estado Subárea Direito Urbanístico pela PUC São Paulo. Rúsvel está na Procuradoria da Prefeitura de Belo Horizonte há 16 anos e foi Procurador Adjunto entre 2011 e 2012. Em julho do ano passado, assumiu a titularidade da pasta.

SECRETARIAS REGIONAIS

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL BARREIRO - WANDERLEY ARAÚJO PORTO FILHOM - PSDB
Ocupava a Secretaria Adjunta da Regional Barreiro desde janeiro de 2011, onde também gerenciou a execução do Orçamento Participativo. Formado em Publicidade e Propaganda, trabalhou também na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

SECRETARIA DE ADMINISTERAÇÃO REGIONAL OESTE - NEUSA FONSECA –SEM PARTIDO(CONTINUA)
Ocupa a Secretaria Regional Oeste desde o início da gestão Marcio Lacerda, em 2009. Antes disso, atuou na Prefeitura de Belo Horizonte nos cargos de administradora da Regional Nordeste, Secretária Municipal Adjunta de Indústria e Comércio, secretária Municipal Regional de Serviços Sociais Barreiro e secretária adjunta de Administração Regional de Serviços sociais Leste.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL PAMPULHA - HUMBERTO PEREIRA DE ABREU JÚNIOR – PSDB – (CONTINUA)
Formado em Engenharia Civil, atua na PBH há 35 anos. Iniciou carreira como técnicode Estradas na Regional Venda Nova; chefe de divisão da Sudecap na Regional Venda Nova; divisão de obras da Coordenadoria das Regionais; administrador da Regional Nordeste. Está na Pampulha como engenheiro desde 1992 e como secretário há 8 meses.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL LESTE - ELSON MATOS COSTA – PTB
Formado em Direito e pós-graduado em Ciências Penais, é Delegado Geral de Polícia. Foi Superintendente Geral da Polícia Civil de Minas gerais em 2003 e Chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais de 1997 a 2003.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NORDESTE - GERALDO MAGELA LUZIA DA SILVA – PPS
Engenheiro Civil pela UFOP e Mestre em Engenharia de Produção pela UFMG. Engenheiro concursado do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. É Presidente do Diretório Municipal do PPS e já foi secretário de Administração Regional de Venda Nova.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃOP REGIONAL NOROESTE
CRISTIANO LAMAS PEREIRA – INDICAÇÃO CONJUNTA PSD/PTN/PSDC
Advogado e pós-graduado em Marketing Político. Foi Chefe de Gabinete Parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais por dez anos, atuando como interlocutor com organismos governamentais e sociedade civil. Também é pós-graduado em Direito Tributário.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NORTE - ELSON ALÍPIO JÚNIOR – PR
Ocupou desde maio de 2012 o cargo de Secretário Municipal de Administração Regional Nordeste. É formado em Serviço Social pelo Centro Universitário UNA. Trabalhou também na Câmara dos Deputados e na Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO REGIONAL VENDA NOVA - CLÁUDIO SAMPAIO – PRB
Administrador de Empresas e Professor de Administração Eclesiástica. Atualmente é vice-presidente do PRB de Belo Horizonte, já tendo assumido a presidência interina em diversas oportunidades. Entre 1995 e 2010, atuou como Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO-SUL - RICARDO ÂNGELO - PV
Formado em Administração de Empresas. Trabalhou na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA – EMPRESAS/AUTARQUIAS/FUNDAÇÕES

FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA - LEÔNIDAS JOSÉ DE OLIVEIRA – PSB (CONTINUA)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), Mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico, Universidade de Alcalá de Henares, ES, RAE - Roma (2004). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo – Gestão do Patrimônio Cultural - Universidade de Valladolid (2005). Especialista em Gestão Pública da Cultura.

FUDANÇÃO ZOO-BOTÂNICA - JORGE ESPESCHIT – PPS
Ocupava até o momento a Secretaria de Administração Regional Nordeste. Foi Diretor do Parque das Mangabeiras, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Chefe de Gabinete da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Diretor do Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e Diretor de Planejamento e Monitoramento da Fundação de Parques Municipal.

BELOTUR - MAURO WERKEMA – PSB (CONTINUA)
Jornalista, psicólogo e administrador. Integrou a equipe fundadora da Secretaria de Estado da Cultura, foi diretor em Ouro Preto e em Minas Gerais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Foi secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, presidente da Belotur e, por três vezes, presidente da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes).

BHTRANS - RAMON VICTOR CÉSAR – PSDB (CONTINUA)
Ocupa a Presidência da BHTrans desde o início da primeira gestão de Marcio Lacerda. Engenheiro Civil (UFMG) com especialização em planejamento de transportes urbanos (UFMG) em engenharia econômica (Fundação Dom Cabral). Exerceu funções técnicas e gerenciais no DER/MG, na extinta METROBEL, na secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e na Assessoria Técnica do Gabinete do Vice-Governador do Estado. É professor na PUC Minas e já atuou como consultor de empresas e organizações públicas.

PRODABEL - HALDLEY CAMPOLINA VIDAL – PT do B
Foi Secretário de Administração Regional Norte desde 2011. É formado em Administração de Empresas. Trabalhou na Secretaria de Estado de Planejamento e na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

URBEL - CORONEL GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ – SEM PARTIDO(CONTINUA)
Coronel da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Bacharel em Direto pela UFMG, foi diretor do Instituto de Previdência dos servidores Militares do Estado de Minas Gerais, presidente da Loteria do Estado de Minas Gerais e secretário de Administração Regional Municipal de Venda Nova, quando foi designado para coordenar a implementação da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Na gestão anterior ocupou a secretaria de segurança Urbana e Patrimonial.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por