Lançado em 1896 em Armstrong Phaeton, primeiro híbrido vai a leilão

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
12/03/2016 às 11:39.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:46
 (Divulgação)

(Divulgação)

Pequenas fábricas de automóveis pipocaram nos Estados Unidos no final do século XIX, produzindo de maneira quase artesanal seus mais variados modelos de carruagens sem cavalos. Entre elas estava a Armstrong Company of Connecticut, que em 1896 desenvolveu o Phaeton sob encomenda para a Roger Mechanical Carriage Company.

O veículo é considerado como o primeiro automóvel híbrido da história, e que desbancou o famoso Lohner-Porsche de 1900, desenvolvido por ninguém menos que Ferdinand Porsche, muito antes do Fusca e o clássico 356.

A novidade é que depois de 120 anos, o Phaeton foi a leilão no encontro de antigos em Amelia Island, na Florida na quinta-feira, pela bagatela de US$ 483 mil (R$ 1,74 milhão). Um valor relativamente barato para um automóvel que só teve um exemplar fabricado, que sobreviveu a uma enchente e foi totalmente restaurado.

Apesar da nítida impressão de se ver uma charrete com volante no lugar das rédeas e com um emaranhado correntes, polias e outras engenhocas, o Armstrong Phaeton era um automóvel extremamente sofisticado.

Seu motor a gasolina tem 2 cilindros e 6.5 litros de deslocamento, além de uma unidade elétrica alimentada por uma bateria, que por sua vez é recarregada por um dínamo nos freios. Ou seja, se o amigo ficou estupefato quando as escuderias de Fórmula 1 “inventaram” o KERS, é bom ficar sabendo que há mais de um século seu principio já tinha sido idealizado.

Outras firulas do Phaeton é que como muitos híbridos ele pode (isto mesmo, o carro ainda funciona) rodar tanto na gasolina quanto na eletricidade.

Partida elétrica

Uma das grandes lembranças que se tem de automóveis do início do século XX eram as alavancas para dar partida no motor. O Armstrong Phaeton dispensava esse recurso, pois utilizava a carga acumulada da bateria para dar a ignição. Outra faceta do modelo é seu sistema de embreagem por acionamento elétrico.

Simplesmente genial!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por