Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Eleições 2022

Lula abre 21 pontos de vantagem sobre Bolsonaro e ganharia no 1º turno, aponta Datafolha

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
26/05/2022 às 18:52.
Atualizado em 26/05/2022 às 19:02

(Roosewelt Pinheiro/ABr)

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 48% das intenções de voto, abriu vantagem de 21 pontos percentuais sobre seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 27% e vai tentar a reeleição. Em terceiro lugar está o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, com 7%. Em seguida, vêm André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) com 2% cada. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1%. 

Foram apresentados como pré-candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), 

Dos nomes apresentados na pesquisa, Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

A pesquisa foi realizada após a desistência do ex-governador de São Paulo, João Dória, e por isso foi realizada já sem seu nome entre os postulantes. Votos em branco, nulo e abstenções somaram 7%. Não sabe ficou em 4%.

Pela simulação feita pelo Datafolha, Lula venceria as eleições no primeiro turno. Isso ocorreria porque o candidato do PT teria mais votos que todos os demais, excluídos os brancos e nulos. Nessa simulação contando apenas os votos válidos,  Lula chegaria a 54% enquanto Bolsonaro teria 30%.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por