
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15), pela TV Globo, sobre a sucessão presidencial mostra que o ex-presidente Lula (PT) se mantém na liderança das intenções de voto, com 44% da preferência dos eleitores. No levantamento divulgado também pelo Ipec (ex-Ibope), no último dia 15, Lula tinha o mesmo percentual de votos.
O segundo melhor colocado na pesquisa é o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição. Bolsonaro tem os mesmos 32% da pesquisa do dia 15.
Os dois mantêm exatamente os mesmos índices, o que indica cenário de estabilidade na disputa.
Ciro Gomes (PDT) tinha 6% das intenções de voto e subiu 1 ponto percentual agora. Simone Tebet (MDB), que tinha 2%, também subiu 1 ponto percentual.Luiz Felipe d’Avila (Novo) não tinha pontuado na pesquisa do dia 15 e, agora, tem 1%.
Considerando a margem de erro, Tebet está empatada tecnicamente com Ciro e d'Avila no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.
O percentual de brancos e nulos, que era 7%, agora subiu para 8%. E o percentual de entrevistados que não sabe em quem vai votar ou não respondeu subiu de 6% para 7%.
2º turno
O Ipec ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios brasileiros. E também quis saber qual a intenção de votos dos eleitores para o segundo turno.
Lula registrou queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa do dia 15, quando tinha 51% das intenções de voto e agora tem 50%, ainda na liderança. Já Bolsonaro subiu 2 pontos percentuais e, agora, tem 37% da preferência dos entrevistados, no cenário pesquisado.
Rejeição
Os entrevistados também deram sua opinião sobre a rejeição aos candidatos.
O presidente Bolsonaro tem 47% de rejeição, oscilando 1 ponto percentual para cima, enquanto Lula, que tinha 33% na última pesquisa, agora tem 36%. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que tinha 18% de rejeição, agora tem 16%.
8% disseram que não sabiam avaliar ou não quiseram responder, o mesmo percentual do dia 15 de agosto.
Aprovação do governo
A pesquisa do Ipec encomendada pela Globo mostra que 57% das pessoas reprovam a maneira como o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem governado o Brasil. O número não sofreu alteração em relação à pesquisa anterior.
Agora 38% das pessoas ouvidas pelos entrevistadores aprovam a gestão do atual presidente - 1 ponto percentual a mais do que a pesquisa do dia 15. 5% responderam que não sabem avaliar, contra 6% do último levantamento.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.
Leia mais