Defendeu soberania

Lula diz que tarifaço de Trump será respondido com 'reciprocidade'

Nesta quarta, presidente americano anunciou imposição de tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 09/07/2025 às 20:24.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil é um país soberano e que a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras, anunciada por Donald Trump, será respondida com base na Lei da Reciprocidade Econômica. A decisão sobre as tarifas publicada pelo presidente dos Estados Unidos passam a valer a partir de 1º de agosto.

Pelas redes sociais, o brasileiro afirmou que o país tem instituições independentes e que não aceitará ser tutelado por ninguém. Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula disse que o processo judicial contra os que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça. "Não está sujeito a nenhum tipo de ingerência ou ameaça que fira a independência das instituições nacionais". 

Lula ainda disse que é "falsa" a informação sobre o déficit norte-americano na relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. "As estatísticas do próprio governo dos Estados Unidos comprovam um superávit desse país no comércio de bens e serviços com o Brasil da ordem de 410 bilhões de dólares ao longo dos últimos 15 anos". 

O presidente brasileiro informou que "qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei de Reciprocidade Econômica".

Entenda

Donald Trump enviou uma carta ao presidente Lula, nesta quarta-feira, em que anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano.

No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ele também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos.

"A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!", escreveu Trump.

"A partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes. Mercadorias transbordadas para tentar evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitas a essa tarifa mais alta", afirmou o presidente norte-americano.

A manifestação ocorre na mesma semana em que Trump e Lula trocaram críticas por conta da realização da cúpula do Brics, bloco que reúne as maiores economias emergentes do planeta, no Rio de Janeiro. Trump chegou a ameaçar os países do grupo com imposição de tarifas comerciais, o que agora se materializa no caso brasileiro.

* Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por