Dabete na Band

Lula e Bolsonaro debatem sobre medidas do atual governo durante a pandemia de Covid-19

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
16/10/2022 às 20:28.
Atualizado em 16/10/2022 às 22:12
 (Reprodução)

(Reprodução)

Os candidatos que disputam o segundo turno à Presidência da República debateram, ao vivo na TV Bandeirantes, neste domingo (16), sobre as medidas tomadas pelo atual governo contra à Pandemia de Covid-19.

O tema foi levantado por Lula (PT), que questionou Jair Bolsonaro (PL) sobre o motivo de ele ter atrasado a compra de vacinas.

O atual presidente negou que tenha havido atrasos e respondeu que "não existia vacina à venda em 2020". De acordo com o portal Our World in Data, de monitoramento global da Covid-19, em dezembro de 2020, aproximadamente 30 países já tinham iniciado a vacinação contra o coronavírus, como os Estados Unidos. 

Bolsonaro declarou: “Nós compromos mais de 500 milhões de doses de vacina (contra a Covid-19) [...] O senhor se informe antes de  de fazer declarações mentirosas”.

E destacou ainda que "o Brasil foi um dos países que mais vacinou no mundo." Mas, ainda de acordo com site de monitoramento global de vacinação contra a Covid, o país está na 39ª posição na cobertura vacinal da população proporcional, atrás da China, Portugal , Chile e Argentina. 

O candidato petista disparou: “Eu não faço declarações mentirosas, falo de dados científicos. Mais de 680 mil pessoas morreram, quando mais da metade poderiam ser salvas”, respondeu Lula, que relembrou atitudes polêmicas de Bolsonaro sobre a vacinação, como a fala do vacinado poder virar jacaré e a imitação de pessoas infectadas com falta de ar

Jair Bolsonaro contra-atacou. “Tem um vídeo do senhor dando graças a Deus que a natureza criou a Covid”. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por