RRF

Lula sobre Zema e dívida do Estado: 'governador não compareceu a nenhuma reunião, mandou o vice'

Zema volta a Brasília nesta quarta para reunião com Haddad

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/11/2023 às 20:37.

O presidente Lula (PT) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reuniram nesta terça-feira (21) em Brasília para debater a dívida de Minas com a União. O parlamentar mineiro apresentou uma alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF), defendido pelo governador Romeu Zema (Novo). A dívida gira em torno de R$ 161 bilhões.

No encontro, que também contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Lula criticou Zema. Disse que em 11 meses de governo, o chefe do Executivo estadual nunca participou de nenhuma reunião, sempre mandando o vice, Mateus Simões.

“Eu ouço o Haddad falar de vez em quando que tem tentado discutir a dívida do Estado com os governadores. É importante lembrar que o governador de Minas Gerais não compareceu a nenhuma reunião, ele mandou vice. Mas da parte do governo federal, tenho certeza que vão fazer todo esforço para que a gente encontre uma solução”, afirmou Lula.

Segundo o presidente, a solução precisa ser "sustentável, razoável aos olhos da sociedade mineira e do povo brasileiro”. Lula ainda disse que espera o governador mineiro compareça para conversar com o ministro da Fazenda. 

O governo de Minas lembrou que Zema se reuniu com Haddad em maio deste ano. Uma nova reunião está prevista para esta quarta-feira (22) para discutir a situação da dívida, incluindo as possíveis alterações dentro do RRF. 

Na capital federal, o governador se encontra com Pacheco, juntamente com o presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins. Na sequência, se reúne com Hadadd para dar continuidade às tratativas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por