Pesquisa Genial/Quaest

Lula tem 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro em Minas, mas diferença já foi maior

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
20/07/2022 às 15:29.
Atualizado em 20/07/2022 às 15:36
 (Montagem)

(Montagem)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma vantagem de 18 pontos percentuais sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL),  nas intenções de voto dos mineiros para escolha do chefe do Executivo nacional. Jair está em segundo lugar nas pesquisas.

Os dados foram apresentados pelo diretor do Instituto Quaest, Felipe Nunes. Segundo ele, a pesquisa Genial/Quaest mostra que o número é maior que o de maio, mas inferior ao de abril, quando a diferença entre Lula e Bolsonaro chegou a ser de 25 pontos percentuais, a favor do ex-presidente Lula. 

Conforme Felipe Nunes, o ex-presidente Lula lidera nos quatro principais colégios, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, porém a vantagem do petista sobre o presidente Jair Bolsonaro tem caído desde março.

Em São Paulo e Rio, a vantagem do petista sobre Bolsonaro está limitada a 5% dos votos, considerando as margens de erro da pesquisa, a diferença poderia configurar um empate entre os dois candidatos. Na Bahia, quarto maior colégio eleitoral, a vantagem petista também caiu um pouco, mas continua muito grande. Lula tem 43 pontos a mais que Bolsonaro.

De acordo com o diretor, as mudanças são motivadas, principalmente, pela desistência do ex-juiz Sérgio Moro, que fez seus votos nesses Estados migrarem para o atual presidente. Não significam, portanto, uma queda nas intenções de votos do petista, mas num crescimento de Bolsonaro.

“Vale ressaltar que a diferença de março para maio é explicada, como eu mostrei à época, pela saída do Moro da eleição, o que agregou votos a Bolsonaro. Daí vem a principal diferença em MG e no RJ”, afirmou o diretor do Instituto Quaest.

Confira a análise postada por Felipe Nunes.

Os dados regionais apresentados por Felipe Nunes se referem à última pesquisa realizada pelo instituto, divulgada no dia 6 de julho, mostrando que, no plano nacional, Lula tem 43% das intenções de votos contra 31% de Bolsonaro e 6% de Ciro Gomes. Confira o resultado completo desta pesquisa.


Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por