Não se recadastraram

Mais de 100 aposentados e pensionistas da PBH estão com salário suspenso

Da Redação
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Publicado em 16/11/2023 às 18:19.
 (FOTO: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

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Cento e nove aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), nascidos entre janeiro e setembro, perderam o prazo para o recadastramento 2023 no mês de aniversário e estão com os salários suspensos. O pagamento só será feito após a efetivação do cadastro, respeitando o tempo de fechamento da folha de vencimentos.  

Outros 169 aniversariantes de outubro não realizaram o recadastramento no mês passado e terão o salário bloqueado nos próximos dias, caso não realizem o procedimento. As informações foram dadas nesta quinta-feira (16) pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. 

Já os aposentados nascidos em novembro têm até o dia 30 deste mês para a atualização.

Para realizar o procedimento, esses beneficiários deverão  apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a PBH). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento. 

Segundo a prefeitura, o recadastramento é obrigatório. Neste ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros. 

Documentação necessária

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

III – Certidão de casamento, se houver;

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal. 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso. 

Acamados e outros casos excepcionais:

Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:

1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Cronograma 

O recadastramento é realizado ao longo do ano, sempre no mês de aniversário do beneficiário. Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário é suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento. 

A PBH possui 20 mil aposentados e pensionistas, que devem fazer o recadastramento todos os anos.

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