
Pesquisa Genial/ Quaest divulgada nesta quarta-feira (12) aponta que a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificando traficantes como “vítimas dos usuários” teve forte rejeição entre os brasileiros. Segundo o levantamento, 81% dos brasileiros discordam da declaração, enquanto apenas 14% concordam. Apenas 5% não responderam.
A fala foi rejeitada até entre os eleitores do presidente. Conforme a pesquisa, 66% dos lulistas discordam do discurso de Lula e 28% concordam, enquanto 6% não argumentaram.
Para 51% dos entrevistados, a frase foi uma opinião sincera do presidente. Outros 39% consideraram que a afirmação foi um “mal entendido” e 10% não souberam responder.
Após a fala, Lula chegou a se retratar, afirmando que havia dito “uma frase mal colocada” e que seu posicionamento era “muito claro contra os traficantes e o crime organizado”.
Além disso, a pesquisa apontou que 57% dos brasileiros discordam do presidente ao falar que a operação Contenção, realizada nos complexos da Penha e Alemão, no Rio de Janeiro, foi “desastrosa”. Cerca de 38% concordaram com Lula e 5% não responderam.
O levantamento Genial/Quaest foi realizado entre 6 e 9 de novembro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Leia mais: