TRE

Mais de 800 urnas eletrônicas recebem carga e lacre para as eleições em BH

Júnia Rodrigues
portal@hojeemdia.com.br
20/09/2022 às 10:53.
Atualizado em 20/09/2022 às 12:04
 (Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Urnas eletrônicas de três zonas eleitorais de Belo Horizonte receberam cargas e lacres nesta terça-feira (20), no Centro de Apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerias (TRE-MG), no bairro Jardim Filadélfia, na divisa entre a capital e Contagem.

Ao todo, 808 unidades foram preparadas e serão disponibilizadas para as zonas eleitorais 276 da 28ª, 283 da 35ª, e 249 da 36ª. Conforme o TRE, até o dia 23 de setembro, a capital mineira finaliza a carga das 5.001 urnas. Até 25 de setembro o procedimento será finalizado no Estado, totalizando 55.435 urnas. 

O juiz diretor do foro eleitoral de Belo Horizonte, Carlos Donizetti Ferreira, explica sobre a segurança do equipamento. "Podemos observar que não tem nenhum voto computado. Não tem nada ali dentro que possa demonstrar que a urna tem algum tipo de problema para que não possa ser usada", disse.

 (Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Segundo ele, todo o processo é monitorado. "A zerésima é uma fita de cerca de 8 metros, impressa antes do início da votação, no dia em que ela acontece. Na zerésima tem o nome de todos os candidatos. Além de dizer ali todos os dados daquela urna", referendou.

Zerésima

Para reafirmar a segurança das urnas, o juiz detalhou ainda que a votação não inicia antes da impressão do documento, que pode ser conferido a qualquer momento. "Toda pessoa, qualquer eleitor ou entidade fiscalizadora pode pedir para analisar a zerésima. Ela é assinada pelo presidente da sessão, por todos os mesários, pelos fiscais de partido. Ali é a prova maior de que nao existe nada que pode macular aquela urna no processo eleitoral, assim como todos os lacres também são verificados para ver se não houve violação", finalizou.

 (Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Pleito

A aplicação de carga e colocação dos lacres é mais uma etapa do processo que antecede o dia da votação, 2 de outubro. Nesta data, os brasileiros vão para as urnas escolher os seus candidatos para os cargos de presidente República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital. 

Durante a recarga dos equipamentos são inseridos o software de votação, dados dos candidatos, dos eleitores de cada seção eleitoral e também a mídia de gravação de resultados, onde serão registrados os votos dos eleitores. 

São feitos ainda testes de funcionamento de todas as teclas da urna e do terminal do mesário, testes de áudio, vídeo e da impressora que gera a zerésima e o boletim de urna (extrato de cada votação com resultado dos votos de cada sessão). 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por