Mercadante diz que não vai ter "colher de chá" para cursos punidos

Flávia Foreque - Folhapress
08/01/2013 às 18:47.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:25
 (Valter Campanato/Abr)

(Valter Campanato/Abr)

BRASÍLIA - Os cursos com qualidade insatisfatória punidos pelo ministério da Educação não terão "colher de chá" para retomar a expansão de vagas e o processo de vestibular, disse nesta terça-feira (8) o ministro Aloizio Mercadante (Educação). A pasta divulgou uma nova relação de 38 cursos de 21 instituições de ensino superior do país que, devido ao desempenho ruim em avaliação de 2011, não poderão expandir suas vagas neste ano.

"Não vai ter jeitinho, não tem colher de chá. E se o plano de melhorias (da instituição) não for muito bem elaborado, não há a menor possibilidade de abertura de vestibular", afirmou o ministro sobre os 200 cursos divulgados ano passado que obtiveram desempenho ruim no CPC (Conceito Preliminar de Curso) em 2008 e 2011.

O CPC avalia o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente e define notas entre 1 e 5 - os conceitos 1 e 2 são considerados insatisfatórios.

Sobre os cursos divulgados hoje, que incluem graduações da PUC-SP e do Mackenzie, o ministro afirmou ainda que a ampliação de vagas não será autorizada "enquanto não forem resolvidas as pendências".

O ministro afirmou que alunos que prestaram vestibular recentemente nesses cursos divulgados hoje poderão ser eventualmente atingidos. Os cursos que fizeram vestibular no final de 2012 e ofereceram volume de vagas superior ao de 2011 terão que reduzir o número de calouros para o patamar de dois anos atrás. A exceção ficará para as que já fizeram o vestibular e a matrícula de novos estudantes até hoje.

"Pior do que esse prejuízo é vender uma ilusão para o estudante", justificou o ministro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por