Eleição do Futuro

Mercado Velho é palco de eleição simulada envolvendo 2,5 mil crianças em Diamantina

Da Redação
21/09/2022 às 12:29.
Atualizado em 21/09/2022 às 13:23
 (Reprodução vídeo TRE-MG)

(Reprodução vídeo TRE-MG)

O Mercado Velho da cidade histórica de Diamantina, inaugurado em 1835, foi o palco de uma ação para apresentar a 2,5 mil crianças o processo eleitoral e o voto. O espaço foi sede do projeto "Eleição do Futuro!", realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG).

Durante cerca de um mês, as crianças de 23 escolas da rede pública estadual e municipal de Diamantina estiveram envolvidas em um processo eleitoral. Quatro instituições de ensino lançaram seus partidos políticos fictícios e as crianças se filiaram às legendas.

Cada partido fez a sua convenção para escolher os candidatos e eles criaram os respectivos planos de governo. As crianças fizeram propaganda eleitoral e participaram de debate transmitido pela TV local.

Essa foi a terceira edição do projeto na cidade. A chefe do cartório eleitoral da 101ª Zona Eleitoral e idealizadora do projeto, Nágila Aguiar, conta que a intenção é “preparar desde cedo esses alunos para crescerem como cidadãs e cidadãos conscientes”. Além dos candidatos, algumas crianças atuam como mesárias e mesários e as demais participam como eleitoras e eleitores.

(Reprodução vídeo TRE-MG)

(Reprodução vídeo TRE-MG)

Eleição

A eleição foi realizada no dia 5 de setembro no Mercado Velho. Além de 20 urnas eletrônicas usadas na votação, o projeto contou com show de música infantil, pipoca, algodão doce e pintura facial para completar a festa da democracia.

O dia da eleição começou cedo. Cada urna foi operada por uma dupla de “mesários do futuro” que conferia o título eleitoral (sem validade legal) que cada “eleitor (a)” apresentava para votar. Os cargos disputados foram os mesmos das eleições gerais que ocorrerão em 2 de outubro: dois deputados federais, dois deputados estaduais, um senador, o governador e o presidente.

No final da tarde, os votos foram totalizados pela junta apuradora. O resultado foi amplamente comemorado pelos alunos e professores da Escola Municipal de Sopa, que concorreu como Partido dos Esportes e elegeu sete candidatos. Entre eles, o presidente, Luiz Otávio Santos de Souza, de 11 anos, que concorreu como candidato “Futebol”. Muito emocionado, ele contou que “gostaria que as pessoas tivessem mais dignidade e fossem mais felizes”.

A diplomação dos eleitos foi feita pela juíza da 101ª Zona Eleitoral, Caroline Rodrigues de Queiroz, e pela juíza auxiliar da vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, Roberta Rocha Fonseca. 

“O projeto serve para estimular a consciência coletiva dos eleitores do futuro para que eles possam atuar como multiplicadores junto às famílias, aos vizinhos, e aos professores. Assim contribuindo para criar nessas pessoas a consciência do eleitor e do candidato compromissado com a democracia e com o bem coletivo”, destacou a juíza Roberta.

Parcerias externas
O projeto de Diamantina contou com o apoio da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Sob a supervisão da vice-diretora da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), Teresa Cristina Vale, e do coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Humanas, Davidson Ramos, um grupo de alunos acompanhou as crianças em todas as etapas do projeto.

A vice-diretora explicou que “juntamente com o professor Davidson, e mais sete alunos da universidade, trabalhamos com os alunos das quatro escolas participantes do projeto que lançaram candidatos. Durante um mês, essas crianças participaram de debates e discussões e, através da propaganda nas demais instituições de ensino, levaram a consciência política para os alunos das outras escolas”.

O projeto
O projeto Eleitor do Futuro, da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais, promove ações voltadas ao público externo, principalmente estudantes do ensino fundamental e ensino médio, com o objetivo de estimular o exercício dos direitos políticos das cidadãs e cidadãos e fomentar o conhecimento sobre o processo eleitoral. Ele se divide em três eixos: Zonas Eleitorais, Inovação e Multiplicadores.

A iniciativa da 101ª ZE integra o eixo Inovação, que busca promover ações educativas de cidadania inseridas em projetos inovadores, criados pelos formadores internos da Justiça Eleitoral (magistradas, magistrados, servidoras e servidores), frequentemente em parceria com formadores e instituições externas.

As escolas interessadas em realizar uma dinâmica com os alunos podem fazer a solicitação à Escola Judiciária Eleitoral por meio de formulário disponível no site do TRE.

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