Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Renan Filho

Ministro promete retomar duplicação da BR-381 entre BH e Caeté até primeiro semestre de 2026

Obras na "Rodovia da Morte" devem começar em trechos sem necessidade de desapropriação de famílias

Bernardo Haddad
@_bezao
Publicado em 29/10/2025 às 10:14.Atualizado em 29/10/2025 às 13:24.

O ministro de Transportes do Brasil, Renan Filho (MDB), prometeu retomar as obras de duplicação da rodovia BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Caeté, até o primeiro semestre de 2026. O avanço das intervenções é mais uma promessa para o trecho, conhecido como "Rodovia da Morte", que aguarda melhorias há mais de dez anos.

Segundo o membro do Governo Lula, as intervenções irão começar nos trechos em que não será necessária a desapropriação de famílias. “Nossa expectativa é que no primeiro semestre de 2026, já tenhamos uma obra forte na BR-381, no trecho entre BH e Caeté”, disse o ministro nesta quarta-feira (29) durante o programa *Bom Dia, Ministro*, do Canal Gov.

Renan Filho considerou a obra no trecho como “complexa” por conta da necessidade de remoção de pessoas. Famílias que moram nos arredores precisarão ser realocadas para o avanço das intervenções.

“A remoção vai ser feita com o governo financiando a mudança de local. Vamos providenciar a remoção das pessoas e por isso essa obra é mais complexa. Temos os recursos e o projeto está na fase final do Executivo para começarmos as obras nos trechos em que não temos que realocar as pessoas. Depois, vamos evoluindo”, afirmou. O ministro não detalhou quando as obras devem ser finalizadas e nem quando os moradores devem começar a ser realocados.

Realocação em debate

A situação das famílias que serão desalojadas pelas obras de duplicação da BR-381 será tema de audiência pública nesta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Um dos locais afetados é a Vila da Luz, comunidade na Região Nordeste de Belo Horizonte, que abriga cerca de 1,1 mil moradores.

Uma proposta de reassentamento das famílias que ocupam áreas da faixa de domínio da rodovia já foi apresentada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e pela Justiça Federal. A proposta deve ser homologada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em cerimônia marcada para o dia 7 de novembro, em Belo Horizonte.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por