(Daniel Bianchini)
No programa Sempre Um Papo desta quinta-feira (15), exibido gratuitamente no Youtube, Míriam Leitão e Afonso Borges vão conversar sobre o tema “Escrever em confinamento”, às 20h. No encontro, o bate-papo aborda o mais recente livro de Sérgio Abranches: “O Inteprete de borboletas", romance que trata de assuntos extremamente atuais, como a polarização política e a divisão causada pela intolerância a diferentes valores e pontos de vista.
O encontro de hoje encerra a série de sete conversas sobre o livro de Sérgio Abranches. Ao longo de sete semanas, foram vários bate-papos de cerca de uma hora com o autor, cada um deles mediado por uma diferente personalidade.
O livro
No livro de Abranches, o enredo é estruturado a partir de dois núcleos familiares: um deles formado por uma menina entrando na adolescência e tentando se encontrar; por sua a mãe, recém-convertida à religião, que tenta moldar a filha a seu novo comportamento; e o pai, mais compreensivo, que busca ajudar a filha e impedir rupturas definitivas na relação entre elas. O outro núcleo é composto por dois irmãos que passaram a se detestar por divergências políticas.
Neste contexto de turbulências, em que pessoas com ideias contrárias não conseguem dialogar, desponta um novo personagem: o Velho. Sua vivência da política começou nas ruas de Paris, em 1968, quando os protestos dos estudantes tiveram seu ápice. Ao voltar ao Brasil, aderiu à indignação geral contra a ditadura militar, razão pela qual foi preso, torturado e mantido em uma solitária por anos. Agora, quase como um guru, ele vive recolhido e isolado em um sítio, rodeado de árvores e borboletas. Com um discurso carregado de experiência, ele procura abrir um caminho pacífico entre os radicalismos e mostrar que é possível conviver com as diferenças.
Leia mais:
Ônibus bate em lotérica no Centro de BH e deixa pelo menos 12 feridos
Vídeo flagra momento em que ônibus bate em lotérica no Centro de BH
Nossa Senhora da Piedade é proclamada Padroeira da Arquidiocese de BH nesta quinta