DISCURSO NA DIPLOMAÇÃO

Moraes afirma que responsáveis por atos antidemocráticos serão punidos

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
12/12/2022 às 15:38.
Atualizado em 12/12/2022 às 16:08
 (TSE / Reprodução)

(TSE / Reprodução)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou que os responsáveis pelos atos antidemocrátios serão "integralmente" punidos para que os casos não se repitam nas próximas eleições. Moraes participou da solenidade de diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta segunda-feira (12).

Segundo o ministro, a diplomação consiste na lisura do pleito eleitoral e na legitimidade política conferida soberanamente pela maioria do povo brasileiro por meio do voto direto e secreto.

Sobre os ataques que o processo eleitoral vem sofrendo, Alexandre de Moraes disse que a Justiça soube enfrentá-los.

“A Justiça Eleitoral se preparou para combater com eficácia, eficiência e celeridade os ataques antidemocráticos ao estado de direito”.

Ele ainda complementou dizendo que “os ataques covardes e violências pessoais aos membros e todo o poder judiciário são totalmente condenáveis”.

“O Brasil encerra mais um ciclo democrático e completa 34 anos de estabilidade do estado democrático de direito desde a promulgação de 1988. Estabilidade democrática não significa ausência de turbulência e ausência de embates, ou mesmo, como se verificou nas presentes eleições, a ausência de ilícitos e criminosos ataques antidemocráticos aos sistema eleitoral e a própria democracia”, complementou o ministro.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por