Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Luto

Morre aos 82 anos o ex-deputado Octávio Elísio

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
28/03/2022 às 16:29.
Atualizado em 28/03/2022 às 17:14

Octávio Elísio Alves de Brito (ACMinas/Reprodução)

Faleceu nesta segunda-feira (28) em Belo Horizonte o ex-deputado Octávio Elísio Alves de Brito, aos 82 anos. Elísio foi vítima de atropelamento no último dia 14, na avenida Afonso Pena, na altura do Palácio das Artes, centro da capital, onde acabara de assistir a um evento sobre o centenário da Semana de Arte Moderna. Elísio teve traumatismos e desde sábado o estado dele vinha se agravando.  O sepultamento será às 11h30 desta terça (29), no cemitério Parque da Colina, com velório a partir das 10h.

Octávio Elísio Alves de Brito nasceu no dia 27 de janeiro de 1940, em Belo Horizonte. Com 33 anos, se tornou professor de economia e legislação mineral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e assumiu o cargo de secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Durante as gestões dos governadores Tancredo Neves e Hélio Garcia, Octávio foi secretário de Educação de Minas Gerais (1983-1986).

Em 1989, ingressou no PSDB como parte do grupo de fundadores em Minas e, ainda no mesmo ano, assumiu como o primeiro vice-presidente da executiva nacional da sigla, permanecendo até 1991. Além disso, concorreu e foi eleito o primeiro suplente de deputado federal em outubro de 1990. Deixou a Câmara ao final da legislatura, em janeiro de 1991.

Ainda neste ano, assumiu o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente de Minas Gerais na segunda gestão de Hélio Garcia (1991-1995), exercendo a função até 1994. Em 25 de fevereiro de 1997, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, substituindo Carlos Mosconi. Mais tarde, assumiu outros cargos em governos tucanos, entre os anos de 2004 a 2010.

Em nota, o presidente do PSDB mineiro, deputado federal Paulo Abi-Ackel, lamentou a morte do correligionário:

"É com muito pesar que expresso, em nome do PSDB-MG, meus mais profundos sentimentos pelo falecimento do ex-deputado federal e ex-secretário de Educação, Minas e Energia, Cultura, professor Octávio Elísio Alves de Brito. Fundador do PSDB e membro histórico do Diretório Estadual de Minas. Além de ter tido uma carreira política extensa e brilhante, Octávio Elísio sempre foi um homem honrado, que lutava pelos seus ideais e pelas mudanças que queria ver em nosso Estado e no país, principalmente em relação às pautas sociais, econômicas, de ciência e de tecnologia. A perda que vivenciamos hoje deixa saudades não só a mim e ao partido em Minas, como também a todos que, de alguma forma, tiveram a honra de conhecer e conviver com essa grande figura humana", 

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por