Os eleitores de Japaraíba, no Centro-Oeste de Minas, voltam às urnas neste domingo (3) para eleger prefeito e vice. A votação ocorrerá das 7h às 17h. As eleições de 2020 no município foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato a prefeito mais votado teve o registro de candidatura indeferido.
Concorrem três chapas, sendo duas coligações e um partido isolado:
- Ecio José de Sousa (PCdoB), vice Geralda Aparecida Rabelo Ferreira (Rede), pela Coligação “Japaraíba para Todos (PCdoB/Rede);
- Geraldo Alexandre Lopes (Cidadania), vice José Francisco da Silva (MDB), pela Coligação “Unidos por Japaraíba” (Cidadania/MDB/PSD); e
- Noeli Jorge Teixeira Pereira, vice José Fernandes da Rocha, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
As eleições suplementares acontecem porque o candidato mais votado para prefeito de Japaraíba nas eleições de 2020, Rogério Ribeiro Lacerda (Rede), teve o seu registro de candidatura indeferido em razão de inelegibilidade decorrente de condenação criminal pela Justiça estadual.
O município tem 3.411 eleitores aptos a votar. A divulgação dos resultados pode ser acompanhada no portal do TSE.
Além de Japaraíba, que volta às urnas neste domingo, seis outros municípios já realizaram novas eleições, todas em 2021: Campestre e Espera Feliz (13 de junho), São Gonçalo do Sapucaí (4 de julho), Antônio Carlos e Ibertioga (1º de agosto) e Pedra do Anta (12 de setembro).
Leia mais: